Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Picoenses mostram ceticismo quanto ao fim da corrupção no Brasil

Publicado em 13/10/2014
Por Jailson Dias
5d17a4b7b4949ead40d8cb29964e.jpg
5d17a4b7b4949ead40d8cb29964e.jpg
Enquete do jornal Folha Atual /Divulgação

Mesmo com a prisão de políticos de renome nacional e pessoas ligadas a esquemas fraudulentos, como empresários e servidores públicos, a população picoense mostra ceticismo quanto ao fim da corrupção no Brasil. A veracidade dessa informação pode ser comprovada na última enquete realizada pelo jornal e portal Folha Atual que fez a seguinte pergunta: “Você acredita que a corrupção terá fim com a prisão de alguns políticos brasileiros?”. Apenas três pessoas responderam “sim”. Outras 72 responderam “não” e mais sete internautas acreditam que “diminuirá”.

Para ilustrar mais claramente a opinião dos picoenses a nossa equipe de reportagem foi às ruas e conversou diretamente com as pessoas sobre o fim ou não da corrupção, mesmo com a prisão de políticos do alto escalão do partido que está no governo. A professora Michele Ribeiro de Moura, 26, acredita que os escândalos podem diminuir. “Acredito que vá pelo menos amenizar, pois acabar de todo, não se acaba, pois sabemos que a corrupção vem de muito tempo, não é de agora, então não se pode acabar de uma hora para outra, é uma ilusão ou uma utopia”, opinou.

Já a costureira Maria Leda Ribeiro, 50, se mostrou um pouco cética quanto a possibilidade de moralização absoluta da vida pública no Brasil em curto prazo. “Acabaria (a corrupção) se fossem realmente levadas a sério (as denúncias), mas como vejo todo dia na televisão, o que acontece é que passam a mão na cabeça, vai preso hoje, amanhã já está solto. É o que está acontecendo. No meu ponto de vista não vai acabar, tinha de mudar todo o sistema. Fez? Tem de pagar e devolver tudo que pegou”, comentou.

O comerciante Sebastião Barros de Araújo, 55, já demonstrou uma visão mais otimista, acreditando que a corrupção pode chegar ao fim se os condenados continuarem a ser encarcerados. “Se continuar prendendo os corruptos a tendência é diminuir”, respondeu sucintamente.

Apesar das três visões diferentes na enquete respondida diretamente a população de Picos parece entristecida quanto a tantos escândalos anunciados todos os dias, escândalos estes que parecem ser uma triste marca da vida de figuras de grande envergadura na política brasileira.

 

Comentários