Falta pouco para que os candidatos a uma vaga nas universidades brasileiras realizem a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O Folha Atual ouviu um dos coordenadores de cursinhos Pré – Enem, o professor Higo Meneses, para dar dicas aos candidatos deste ano. As provas do Enem serão aplicadas neste final de semana, sábado (8) e domingo (9). Como o Piauí não está inserido nos Estados com horário de verão, os portões serão fechados em Picos ao meio-dia, portanto os candidatos devem chegar às 11h, com uma hora de antecedência.
No primeiro dia de provas, sábado (08), o aluno terá quatro horas e trinta minutos para responder às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia de provas, domingo (09), serão cinco horas e trinta minutos - uma hora a mais que no primeiro dia - para responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaborar uma Redação. No segundo dia, também é feita a prova de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição no Enem. Não será permitido utilizar óculos escuros, relógios, nem artigos de chapelaria – boné, chapéu, viseira, gorro e similares.
Para o professor Higo Meneses, é fundamental:
1 – Para o dia da prova é fundamental chegar cedo para evitar imprevistos que possam render um atraso. Em Picos, onde não prevalece o horário de verão, a prova tem início às 12h, mas o aluno deve chegar com uma hora de antecedência.
2 – Levar os documentos necessários e mais de uma caneta esferográfica de cor preta e tubo transparente.
3 – Como a prova do Enem é longa e cansativa, Higo lembra que no segundo dia, dia da Redação, o candidato deve preferencialmente fazer um rascunho da redação e seguir para as questões, não esquecendo do tempo.
4 – Descansar nos últimos dias.
5 – Na Redação: respeitar o mínimo de 8 e o máximo de 30 linhas; estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão; Evitar o “internetês”; Fazer uso da norma culta; Evitar: Gírias, citações, repetição de palavras e generalização.
“O cálculo da nota do Enem leva em consideração a TRI – Teoria de Resposta ao Item –. Para a banca há uma coerência entre as questões, umas com maior grau de complexidade e outras de menor grau. Desta forma, espera-se que quem respondeu a tida como mais difícil, também a responda a mais fácil”, disse.
Segundo Higo, nas provas de linguagens estão presentes a textualidade (charges, anúncios publicitários, músicas, textos literários, obras de arte e intertextualidade), também a polissemia, funções da linguagem, história da arte, linguagem corporal, cultura popular, cultura africana, Modernismo, Romantismo e Quinhentismo.
Já nas Ciências Humanas, o Enem segue um padrão de cobrar temas nacionais, geografia do Brasil e atualidades, mas sempre remetendo ao passado.
Na avaliação de Matemática, ele diz que pelo histórico da prova, podem ser cobradas regras de três simples e composta, função afim e estatística, além de soluções, reações e funções orgânicas, estequiometria, termoquímica, equilíbrio químico, interpretação de gráficos, propriedades coligativas e energia.
Sobre os possíveis temas da temida Redação, o professor disse que os temas normalmente apresentam relevância social, como ética, meio ambiente e cidadania.