Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2025

Secretário diz que PMP não fez repasse e que pagameno dos contratados será feito até dia 10 de novembro

Publicado em 16/08/2014
Por Marta Soares
35e7d6730172fa980839c897d590.jpg
35e7d6730172fa980839c897d590.jpg
Walmir Lima/Marta Soares


 

Um novo capítulo referente ao atraso dos contratados da Secretaria Municipal de Educação foi escrito nesta manhã (31). Com atraso de dois meses no pagamento de aproximadamente 600 contratados, o vereador Hugo Victor usou a tribuna da Câmara de Vereadores durante sessão para afirmar que a prefeitura de Picos efetuou o repasse para que fosse feito o pagamento destes contratados.

Para rebater a afirmação, o secretário de educação e vice-prefeito de Picos, Walmir Lima, convidou a imprensa local para uma coletiva onde esclareceu os fatos e apresentou documentos.

No início da coletiva o secretário fez uma breve explanação dos 18 meses em que está à frente da pasta. Ele ressaltou as conquistas da educação do município citando notas do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - participação dos alunos da rede municipal em gincanas e olímpiadas de português e matemática, além dos resultados favoráveis do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa e outros.

Para explicar o atraso no pagamento dos contratados, Walmir apresentou o relatório financeiro fornecido pela prefeitura. Segundo ele, os repasses somam ao todo um milhão e novecentos mil reais e a folha de pagamento é de um milhão e trezentos mil reais (concursados) e seiscentos e oitenta mil reais (contratados), valor que supera o que é recebido pela secretaria.

“Não quero ser saco de pancadas, não quero receber pressões e com certeza esse conflito deve ter algum interesse que está fora dos interesses da educação. Pode ser interesse pessoal, interesse que eu jogue tudo pro ar e entregue a pasta para que alguém possa se beneficiar com isso. Mas quero dizer que não vou fazer isso. Estou limpo, não devo e quero trabalhar”, disse.

Para tentar amenizar as despesas da secretaria, Walmir disse que tentou enxugar a folha de pagamento ainda no início do ano: “No início do ano eu propus ao prefeito que a gente transferisse algumas escolas para outras próximas. Existem escolas com poucas turmas e alunos, com a transferência poderíamos diminuir a contratação de diretores, professores, merendeiras, vigias e outros. Mas por motivos pessoais ou por questões da administração, isso não foi acatado. Mas para 2015 o prefeito disse que terei liberdade para fazer isso”, disse.

Outra forma de enxugar a folha seria trazendo para a Sec. de Educação os servidores que estão cedidos para outros órgãos.

O Folha Atual questionou o secretário sobre a previsão de pagamento dos contratados, já que esta é a parte mais relevante da questão. Walmir respondeu que o último repasse para a Educação aconteceu no dia 03 de outubro, no valor de R$ 260 mil para completar o pagamento da folha de concursados. Sobre o pagamento dos contratados, ele garantiu que até o dia 10 de novembro a folha em atraso será paga.

Além das mudanças já previstas com o propósito de enxugar a folha de pagamento, está prevista a demissão de pelo menos 50 contratados: “Não vai ser por cara, existem critérios. Temos hoje cerca de 600 contratados e vamos demitir aproximadamente 50 deles inicialmente, mas até o dia 30 de novembro vamos chegar a marca de 90% de demissões”, finalizou.

 

Comentários
ruan
02/11/2014 17:07:37
é nem vou acreditar nisso que os pobres servidores contratados vão receber pagamento até 10 de novembro , simplesmente quando liga pra secretaria eles dizem que não tem previsão e que é responsavel pelo liberamento do pagamento e prefeitura ... eles ja demitiram algumas pessoas na quinta feira e não pagaram , so que como existem um contrato assinado de até 30 de novembro , os contratados pode sim ir atras dos seus direitos, muitos contratados também estão reclamado que ao pegar o contracheque além do desconto do inss que não ta sendo depositado na previdência ele também colocaram como se eles tivesse recebido decimo isso é uma vergonha pra cidade , no mes de dezembro de 2013 pergunte a qual quer contratado da educação que eles mostra o contacheque com os descontos.... a falta de logistica e competencia e muita se errou admita