Após a reforma o Museu Ozildo Albano, sediado na praça Josino Ferreira, centro de Picos, foi reaberto para visitação pública no último dia 30 de setembro o que reativou a Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano (AMOA), fundada para auxiliar na manutenção daquele espaço que resguarda a cultura local.
O atual presidente da AMOA, Gustavo Albano, informou que todas as pessoas interessadas em retomar a sua contribuição ou se associarem podem procura-lo no museu, sempre no período da tarde, das 13h às 17h, de terça a sexta. No sábado e domingo a instituição funciona apenas no período matutino, não abrindo as portas na segunda-feira.
Ao se associar, sem burocracia alguma, a pessoa interessada manterá o pagamento de uma pequena taxa mensal, a partir de R$ 5,00. Esse pagamento pode ser realizado através de um carnê ou de transferência bancária, na Caixa Econômica Federal. Vale salientar que não basta apenas se associar, mas é preciso garantir a contribuição, extremamente útil para a manutenção do museu.
A AMOA foi fundada em 17 de agosto de 2007, ocasião em que mais de 200 pessoas se associaram, embora muitas tenham esquecido o compromisso posteriormente. “A importância da AMOA se observa na própria reforma do museu, pois quem permitiu que essa reforma fosse feita foi a associação”, explicou.
Quanto ao museu Gustavo Albano informou que não houve uma festa de inauguração no dia 30 de setembro por se tratar de período eleitoral, então, a AMOA estuda fazer essa inauguração no dia 20 de novembro, quando se celebra a Cultura Picoense e o aniversário de Ozildo Albano. Até o final do ano ele afirma que haverá uma nova eleição para renovação da diretoria da associação.