A eleitora Maria Isabel de Sousa Santos, de 61anos, foi surpreendida ao chegar à sua seção eleitoral neste domingo, dia 05, quando aconteceu o 2º turno da eleição geral. Segundo a eleitora, ao chegar no local de votação foi informada de que ela já havia votado.
Maria Isabel vota na seção 71 da 10ª zona eleitoral, localizada na Unidade Escolar Dirceu Arcoverde, bairro Cohab. Ela disse ao Folha Atual que por volta das 15h chegou ao referido local de votação e ao ser atendida pelos mesários foi informada que no sistema constava que Maria Isabel já havia votado.
Diante do constrangimento sofrido pela eleitora, ela tentou explicar que havia acabado de chegar ao local de votação e que não tinha votado ainda. Sem explicações que justificassem a constatação do voto em seu nome, outro mesário disse que o comprovante de votação da eleitora ainda estava no caderno.
Ao Folha Atual Maria Isabel disse que pediu explicações, mas não foi atendida, apenas ouvia do mesário que ela deveria receber o comprovante e sair. Indignada com a situação, ela permaneceu no local por mais algum tempo e sem explicação foi para casa.
“Eu voto nesse mesmo local há muito tempo e isso nunca tinha acontecido comigo. Sempre votei e acho importante votar. Fiquei indignada com a falta de explicação, fiquei muito constrangida porque parecia que eu é que estava tumultuando a seção, mas eu só queria entender como alguém pode ter votado no meu lugar, já que agora a identificação é feita pela impressão digital. O mesário ainda me disse que isso era normal e poderia acontecer sim”, disse.
Nesta segunda-feira, dia 06, Maria Isabel procurou o Cartório Eleitoral de Picos para encontrar explicações, mas encontrou o local sem expediente, apenas com a presença do vigia e de populares que conferiam o resultado das eleições. Sem desistir, ela disse que irá retornar ao cartório nesta terça-feira, dia 07.