Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Cartório Eleitoral orienta que eleitores levem “colinha” para a votação

Publicado em 15/07/2014
Por Marta Soares
0a4147575005d3718ceabcee6e34.jpg
0a4147575005d3718ceabcee6e34.jpg
Campanha do TSE/Reprodução


 

Com a frase “Vem com a cola, que é mais fácil”, o TSE – Tribunal Superior Eleitoral incentiva os leitores a levarem consigo a tradicional “colinha” com os números dos candidatos do eleitor.

Para a eleição de 2014 o TSE convoca o eleitorado para o dia 05 de outubro, dia das eleições para Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente. Segundo o chefe do cartório da 10ª zona eleitoral de Picos, Luís Borges, como nesta eleição a quantidade de cargos e de candidatos é grande, o eleitor pode acabar esquecendo ou se confundindo na hora de encarar a urna eletrônica.

Para evitar que o eleitor acabe anulando seu voto ou votando em branco pelo esquecimento, cada eleitor pode anotar os números de seus candidatos em um papel ou passar nos cartórios eleitorais e solicitar a “colinha” do TSE, que já dispõe de espaço para anotação dos número de cada cargo.

“O eleitor deve manter o sigilo de seu voto, o voto é secreto, mas a colinha é permitida”, disse ele ao Folha Atual. Nestas eleições gerais, os eleitores devem levar, em média, pouco menos de 1 minuto e 14 segundos para votar na urna eletrônica. A estimativa é baseada no pleito de 2010 e considera o tempo que o eleitor se identificou perante o mesário e se dirigiu à urna até o instante em que confirmou o último voto, para presidente da República.

Veja abaixo o modelo da "colinha":

 

Comentários