Por Jailson Dias
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Picos deverá manter o mesmo número de vagas locais para o programa Garantia Safra 2014/2015 dos anos anteriores. A informação é do titular da pasta, Manoel Vieira. Ele alega que para o ano 2013/2014 sobravam vagas das quatro mil oferecidas, mesmo com a estiagem dos últimos três anos, motivo que o leva a crer que não será necessário ampliar esse número. Pouco mais de três mil pessoas puderam ser contempladas.
“Nós vamos manter, porque no ano agrícola 2013/2014 nós pensamos que chegasse a esse teto de quatro mil, mas foi três mil e pouco, então acredito que esse número vai atender todos os agricultores que foram atingidos pela seca”, comentou.
Encerrados os pagamentos dos recursos que os agricultores devem receber já é o momento de proceder com o período de cadastramento para o Garantia Safra 2014/2015, que assim como em todos os anos acontece a partir do mês de agosto. Caso o IBGE confirme a perda da safra desse ano de 2014 os agricultores devem receber R$850,00 divididos em seis parcelas.
Pago
Apesar de ser um programa do Governo Federal o Programa Garantia Safra também precisa das contrapartidas do Governo do Estado, Prefeituras e dos beneficiados. A Prefeitura de Picos já fez o pagamento da parte que lhe cabe para a execução do programa: 91.876.50 (Noventa e Um Mil, Oitocentos e Setenta e Seis Reais e Cinquenta Centavos) referente ao ano agrícola 2013-2014. Valor depositado ainda no dia 30 de junho desse ano.
“Quando levamos esses boletos para o prefeito municipal de Picos, graças a Deus, fomos prontamente atendidos e Picos já está quite com a sua contrapartida, um programa que é do conhecimento de vocês, feito com a parceria de três entes federados, mais o agricultor familiar”, explicou.
Evento
No dia 24 representantes dos municípios da região se reuniram no Sebrae de Picos para debater as inovações no programa para a próxima safra. Na ocasião o coordenador do Garantia Safra no Piauí, Matias Cabral, informou que para este ano estão previstas a inscrição de mais de 130 mil pessoas.
Quanto à safra 2013/2014, os agricultores ainda não começaram a receber os valores uma vez que o laudo sobre a perda está sendo analisado para possível liberação dos recursos. “Geralmente, apenas em setembro e outubro é que começam os pagamentos”, frisou.