Foi realizada nesta quarta-feira, 06 de agosto, no auditório do Centro de Educação Municipal (CEM), a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Simões, com o tema: “Desafios para o fortalecimento do SUS no município de Simões”.
Veja AQUI mais imagens!
O evento teve como principal objetivo avaliar a situação da saúde da população, discutir a estrutura organizacional e os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, além de formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2026-2029.
Participantes durante o evento
A cerimônia foi aberta com a composição da mesa de honra, que contou com a presença do prefeito Magno Dantas; da secretária municipal de saúde e presidente da conferência, Dra. Isamária Dantas; do presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenador geral da conferência, Francisco Lopes de Macedo; coordenadora da Atenção Primária em Saúde, enfermeira Emanuela Silva; dos vereadores Luciano César e Mellânia Moraes; secretários municipais; presidente da OAB em Simões, Dr. Esdras Juno; além de profissionais da área da saúde.
Autoridades participaram do evento
Após a mesa de honra, foi realizado a entoação do hino de Simões, seguido pela fala das autoridades, apresentação cultural de crianças da rede municipal de ensino, e a Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência conduzido pela técnica Fernanda Lima.
Apresentação cultural
Na ocasião, também foi realizada a apresentação do diagnóstico situacional da saúde no município feita pela secretária Isamária Dantas, e a palestra magna ministrada pela enfermeira Cynthia Ribeiro, que abordou a temática: “Desafios para o fortalecimento do SUS no munícipio de Simões”.
Secretária apresenta diagnóstico situcional da saúde
Em entrevista, a palestrante Cynthia Ribeiro destacou a importância da Conferência:
Na plenária final, os participantes elaboraram propostas em grupos e aprovaram as deliberações para o fortalecimento do SUS local.
Propostas foram elaboradas em grupos
Apresentação das propostas
A conferência foi convocada oficialmente por meio do Decreto Municipal nº 33 de 03 de julho de 2025, cumprindo uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) no que diz respeito à participação social e ao controle social das políticas públicas de saúde.
O prefeito Magno Dantas e a secretária de saúde falaram sobre a realização da Conferência de Saúde: