Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025

Aumentam os espaços vazios na feira livre de Picos

Publicado em 06/05/2014
Por Jailson Dias
9aff50416d25f801a2afcccecefe.jpg
9aff50416d25f801a2afcccecefe.jpg
Espaços vazios na feira livre/Jailson Dias

Em setembro de 2013 o portal Folha Atual fez uma matéria sobre a redução no número de comerciantes informais na feira livre de Picos, localizada na Praça Justino Luz. Na ocasião alguns comerciantes foram ouvidos e todos apontaram a concorrência com as lojas de R$ 10,00 como o principal motivo para essa redução no número de pessoas que podiam ser avistadas diariamente comercializando desde roupas a miudezas. Quem trafega diariamente pela feira pode observar que os pontos vagos estão aumentando consideravelmente.

Na ocasião um levantamento realizado junto a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico mostrava os seguintes dados: 131 barracas para vendas de confecções; ficando em segundo lugar as bijuterias, com 29 pontos. Em terceiro lugar vêm os calçados, 17 barracas. Havendo a partir daí dezenas de pontos de vendas de lanches e miudezas.

Pelo menos 52 comerciantes estão na feira livre há mais de 15 anos, mostrando que por muito tempo ter um negócio na Praça Justino Luz era garantia de sobrevivência.

Os próprios feirantes explicam a existência desses grandes espaços que antes eram ocupados diariamente. Os comerciantes estão buscando outras cidades da região, como Jaicós, Paulista, mais aptas para os negócios, ficando por lá mais tempo e voltando a cidade apenas nos dias de grande movimento, como os sábados. Se assim continuar, a histórica feira livre de Picos tende a desaparecer.

Comentários