Sábado, 05 de Outubro de 2024

Picos registra cerca de 45 focos de incêndio em 2012

Publicado em 15/12/2012
Por Marta Soares
ae24e1719c03f1ad573b0102341f.jpg
ae24e1719c03f1ad573b0102341f.jpg
Queimadas/Divulgação

Engana-se quem pensa que o trabalho do Corpo de Bombeiros é apenas apagar incêndio. A tenente Ana Cléia, juntamente com os demais bombeiros de Picos, iniciaram trabalho preventivo a incêndio em Picos e região, além de ministrar palestras sobre primeiros socorros em empresas que solicitam este apoio.

O Corpo de Bombeiros de Picos realiza vistorias em residências, pontos comerciais e escolas ensinando as pessoas a prevenirem e combaterem o fogo até a sua chegada.

Sobre a diminuição das queimadas em 2012, a tenente afirma que o número de focos de incêndio se mantiveram iguais aos números de 2011: “apesar de o satélite registrar o mesmo número de focos de 2011 em 2012, onde foram rastreados cerca de 45 focos, foi perceptível a diminuição principalmente da fumaça causada pelo fogo. O satélite registra todo e qualquer tipo de foco de incêndio, inclusive as queimadas em roça feitas de forma segura”, informa a tenente Ana Cléia.

A tenente afirma que esta mudança se deu pelo comportamento das pessoas, que passaram a atender aos apelos do Corpo de Bombeiros e estão fazendo a queimada das suas roças de forma segura e em horários que beneficiam esta ação.

“As pessoas estão nos escutando, temos que agradecer também a imprensa que nos permite entrar na casa das pessoas. Os roceiros muitas vezes não sabem trabalhar com o fogo em roça. Querem botar fogo ao meio-dia e isso acontece aqui também na cidade quando as pessoas queimam lixo”, diz Ana Cléia.

O melhor horário, segundo a tenente, é ao final do dia, por volta das 17h, quando o sol está mais ameno. A queimada na roça pode ser acompanhada pelo Corpo de Bombeiros, desde que marcada com antecedência. 

Atualmente o Corpo de Bombeiros de Picos conta com três viaturas de combate a incêndio, além de material para resgate, corte e salvamento de vítima presa a ferragens. “Nosso material de combate a incêndio é completo. Todos os bombeiros possuem o EPI - Equipamento de Proteção Individual. O nosso maior sonho é ver a nossa sede pronta”, revela Ana Cléia.

A tenente credita o crescimento do trabalho da corporação justamente ao trabalho conjunto e a união. “Nós somos unidos. Se um está no fogo, o outro entra pra salvar. Todos que estão aqui gostam do que fazem e fazem com amor”.

A tenente afirma que existe promessa do prefeito eleito nas últimas eleições, Kléber Eulálio (PMDB) de que o mesmo irá se empenhar para que a sede do Corpo de Bombeiros de Picos fique pronta: “Eu não sei como estão os tramites, mas o próximo prefeito de Picos já prometeu que vai se empenhar para que a sede seja concluída. Isso é bom para os bombeiros, para a sociedade picoense e ainda para as cidades da região”.

Comentários