Terça-Feira, 03 de Novembro de 2026

Prefeitura de São João da Varjota lança editais para artistas e artesãos participarem de Festival por meio da PNAB

Publicado em 02/11/2026
Por Redação
FA-IMG-95ce0b587163289eb71e.jpg
FA-IMG-95ce0b587163289eb71e.jpg
Festival irá acontecer no dia 28 deste mês/Foto: Folha Atual

A Prefeitura de São João da Varjota, no Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, divulgou dois editais de chamamento público para selecionar e credenciar artistas, grupos culturais, artesãos e coletivos de artesanato que desejam participar da programação do Festival Sanjoanense Quilombola, previsto para o dia 28 de novembro de 2026.

As iniciativas são realizadas por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e têm como objetivo incentivar a produção cultural, valorizar os talentos locais e fortalecer a memória, a identidade, a ancestralidade e o patrimônio cultural imaterial do município.

O primeiro edital, de Nº 01/2026 – PNAB, é destinado à seleção de agentes e grupos culturais para apresentações artísticas e culturais presenciais durante o festival. Poderão participar artistas individuais, duplas, trios, bandas, grupos culturais, coletivos artísticos, grupos de dança, representantes da cultura popular e de tradições e manifestações culturais quilombolas. Veja AQUI edital 01!

Para concorrer, os interessados devem residir ou comprovar atuação cultural no município de São João da Varjota.

Já a segunda chamada pública, Nº 02/2026 - PNAB, é voltada à seleção e ao credenciamento de artesãos, artesãs, grupos e coletivos de artesanato. A proposta é promover uma exposição viva, com demonstrações públicas de conhecimentos, técnicas e saberes artesanais tradicionais durante a programação do evento. Veja AQUI edital 02!

Poderão participar artesãos e artesãs individualmente ou organizados em coletivos informais.

Com a publicação dos dois editais, a gestão do prefeito Zé Barbosa busca ampliar a participação dos fazedores de cultura na programação do festival, reconhecendo e dando visibilidade às expressões artísticas, aos saberes tradicionais e à riqueza da cultura quilombola presente no município.

O Festival Sanjoanense Quilombola será realizado em 28 de novembro de 2026, reunindo manifestações culturais e iniciativas que reforçam a valorização das raízes e da identidade cultural de São João da Varjota.

Comentários