A Prefeitura de Marcolândia, por meio do prefeito Dr. Corinto Matos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), realizou entre os dias 18 e 21 de maio uma capacitação e ação de retificação voltada ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A iniciativa aconteceu na Câmara Municipal e teve como principal objetivo orientar proprietários rurais sobre regularização ambiental, legislação vigente e atualização de cadastros, reunindo produtores rurais, técnicos, representantes de órgãos ambientais e participantes de diversos municípios da região.
A programação teve início na segunda-feira (18), com palestras e orientações sobre a legislação ambiental brasileira, o Código Florestal e as normas estaduais relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural. Na terça-feira (19), a capacitação continuou nos turnos da manhã e da tarde, abordando temas técnicos ligados ao sistema do CAR.
Na quarta-feira (20), as atividades foram voltadas para atendimentos específicos e retificações de cadastros. O encerramento ocorreu na quinta-feira (21), com atendimento geral ao público e suporte direcionado às demandas relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural.
A assessora técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, Jacirlene Lopes, destacou a importância da ação, ressaltando que foram dias de capacitação, orientação e prática voltados ao atendimento dos produtores rurais. “Esses dias foram de capacitação, orientação e prática. Hoje, inclusive, estamos atendendo e auxiliando os produtores que precisam de ajustes nos seus cadastros.”
A consultora especialista em geoprocessamento da SEMARH, Milena Kamila, informou que a equipe esteve no município a pedido da gestão municipal, com o objetivo de conduzir a capacitação e prestar atendimento direto aos agricultores, esclarecendo dúvidas relacionadas à documentação, ao CCIR e às exigências ambientais. “A equipe da SEMARH esteve no município a pedido da gestão municipal para conduzir a capacitação e prestar atendimento direto aos agricultores, esclarecendo dúvidas relacionadas à documentação, ao CCIR e às exigências ambientais", disse.
O presidente da Associação do Parque Eólico da Chapada do Araripe, Feliciano, também comentou a importância da iniciativa, destacando a preocupação de muitos produtores com multas e embargos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural e a dificuldade de se deslocar até Teresina para resolver essas questões.“Hoje muitos produtores estão preocupados com multas e embargos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural e não têm condições de se deslocar até Teresina para resolver essas demandas, disse.
A assessora técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ewylle Tuanny, afirmou que a ação teve como principal objetivo melhorar o atendimento aos agricultores e fortalecer a regularização ambiental no município. Segundo ela, o trabalho conjunto entre a Secretaria de Agricultura e a equipe da SEMARH busca oferecer mais orientações aos produtores e auxiliar na atualização dos cadastros que necessitam de revisão, garantindo um suporte mais eficiente à população. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Agricultura e com a equipe da SEMARH para oferecer mais orientações aos produtores e auxiliar na atualização dos cadastros que necessitam de revisão. Esse alinhamento vai permitir que o município ofereça um suporte ainda melhor à população", explicou.