O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira, 30 de abril, durante pronunciamento em rede nacional de televisão pelo Dia do Trabalhador, o lançamento do programa Novo Desenrola Brasil, previsto para a próxima segunda-feira (4). A iniciativa tem como foco a renegociação de dívidas de brasileiros inadimplentes, com possibilidade de descontos que podem chegar a 90%.
De acordo com o governo, o programa também permitirá que trabalhadores utilizem até 20% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar débitos. A proposta é aliviar o orçamento das famílias, especialmente aquelas com dívidas de alto custo, como cartão de crédito e cheque especial, além de estimular a economia com a reintrodução desses recursos no mercado.
Durante o discurso, Lula também destacou a proposta de mudança na jornada de trabalho, que prevê o fim da escala 6x1. O projeto, já encaminhado ao Congresso Nacional, sugere a redução da carga semanal para 40 horas, com dois dias de descanso e sem redução salarial. Segundo o presidente, a medida busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, ampliando o tempo de convivência familiar e alinhando o Brasil a modelos adotados em outros países.
A proposta integra a agenda trabalhista do governo e está em tramitação no Legislativo, com expectativa de avanço nas próximas semanas.
Além desses pontos, o presidente mencionou outros temas, como a redução das taxas de desemprego e inflação, a ampliação da licença-paternidade, possíveis mudanças no imposto de renda e a continuidade do auxílio para o gás de cozinha. Lula também afirmou que medidas adotadas pelo governo têm reduzido os impactos internos das oscilações no preço do petróleo, mesmo diante de conflitos internacionais.