A abertura da Jornada Pedagógica 2026.1 da rede municipal de ensino de Picos aconteceu nesta terça-feira, 10 de março, reunindo gestores, professores e profissionais da educação para discutir estratégias e planejar o ano letivo. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e tem como tema “Educação Integral e Aprendizagem Significativa: formando cidadãos com equidade e empatia”.
Veja AQUI todas as imagens!
A programação teve início às 7h30 com um momento de acolhimento conduzido pela cantora Juliana Brito, seguido de intervalo cultural e apresentações artísticas de escolas da rede municipal.
Durante o encontro, também foram destacados projetos educacionais desenvolvidos ao longo de 2025, como “Sábado Literário – Ler, Escrever e Encantar em Família”, “Domingo em Família – Atividades de Recreação” e o projeto cultural “Reisado – Entre o sol e a tradição: um olhar sobre Picos-PI”.
A cerimônia contou ainda com a composição da mesa de honra, formada por autoridades como o prefeito Pablo Santos; a secretária de educação, Mary Dantas; secretário de Governo, Dr. Júnior Santos; o diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, professor Higo Menezes, e o diretor administrativo e financeiro da pasta, Fernando Danda.

Seguido da composição da mesa de honra aconteceu a posse dos novos gestores das escolas municipais, realizada pelo prefeito Pablo Santos ao lado da secretária municipal de Educação, Mary Dantas.
A programação da manhã foi encerrada com a palestra magna do Dr. Hugo Harada, que abordou o tema “Construindo Estratégias Pedagógicas Baseadas em Dados”, discutindo como o uso de informações e indicadores pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.

Buscando cada vez mais melhores resultados para a educação de Picos, o prefeito Pablo Santos destacou ações da gestão para o desenvolvimento educacional do município.
Também em depoimento a nossa reportagem a secretária municipal de Educação, Mary Dantas detalhou as atividades realizadas para os professores nesta primeira jornada pedagógica. Já o diretor de Ensino Higo Meneses, disse como a educação de Picos irá funcionar neste ano de 2026.
A Jornada Pedagógica seguiu no período da tarde com palestras sobre saúde mental, ministrada pelo Dr. Maurício Santos de Sousa, e acolhimento e inclusão, com a Dra. Laís Portela Neiva Coelho, além de informes e apresentação das ações educacionais previstas para 2026. O encerramento contará ainda com atividades voltadas à educação para as relações étnico-raciais e um momento cultural com o humorista Bernardo Bezerra.