Sábado, 05 de Outubro de 2024

Chuva desta terça-feira ainda não caracteriza início de inverno

Publicado em 29/01/2013
Por Jailson Dias
4af88f6e1e8ca498e972a21b4814.jpg
4af88f6e1e8ca498e972a21b4814.jpg
Ruas de Picos ficam alagadas com a chuva/Edson Costa

A cidade de Picos amanheceu debaixo de muita chuva. A precipitação pluviométrica começou ainda às 7h00 e até o fechamento desta matéria às 10h40, ainda não havia acabado. De acordo com o chefe do Instituto de Meteorologia de Picos, Eugênio Lopes, essa precipitação pode ser considerada satisfatória, o suficiente para “molhar a terra e condicionar as plantações”, mas ainda não caracteriza o início do chamado “inverno nordestino”.

Baseado nos dados fornecidos pelos aparelhos que medem as condições climáticas, a chuva da manhã desta terça-feira chegou a 40 milímetros, considerada de intensidade moderada. “Uma chuva de 40 milímetros é considerada ótima para a agricultura”, declarou. Há possibilidade de que continue chovendo nos próximos dias.

Eugenio informou que a chuva desta manhã já era esperada, mas não descarta que o forte calor do dia anterior, somando ao clima abafado, não tenha contribuído para a precipitação.

Chuva alaga ruas em vários bairros de Picos. Confira as imagens!

Embora ainda não tenha informações precisas sobre abrangência, ele acredita  que a chuva tenha sido regional, uma vez que o clima permanece fechado, característica dessas precipitações prolongadas. “Ela ainda vai ter continuidade e pode sim, chover até em torno de meio-dia chover”, informou.

A boa notícia fica por conta do “inverno nordestino”. Já foi amplamente noticiado que o “inverno” será fraco, no entanto, não ficará abaixo de 2012, o pior em 100 anos, quando foram totalizados apenas 175 milímetros. A média para a região é de 600 milímetros.

A expectativa para 2013 é de que a precipitação pluviométrica chegue a 400 milímetros, o que seria suficiente para garantir a produtividade da lavoura, uma vez que não há mais as grandes plantações, mas sim, o predomínio da agricultura familiar.

Muitos produtores se utilizam de sementes de rápido crescimento, como o “milho ligeiro”, que dentro de 60 dias está pronto para a colheita. “O natural seria que chovesse nesses dois meses para suprir os reservatórios”, informou.

A temperatura nos últimos dias chegou a máxima de 38° e mínima de 27°. Para essa época do ano a temperatura máxima é de 30° e a mínima de 23°. A umidade relativa do ar passou de 20% - estado de alerta – para 60%, índice considerado satisfatório.

 

Comentários