Monsenhor Hipólito deu um passo significativo para ampliar o acesso da população aos serviços do Judiciário. Na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), com apoio da Prefeitura Municipal, implantou oficialmente o programa Justo Acesso, iniciativa que visa aproximar a Justiça dos cidadãos, especialmente em municípios do interior.
Veja AQUI todas as imagens!
A programação teve início no Bairro Lagoa Dantas, com a inauguração do Bosque TJPI + Sustentável, espaço formado por plantas nativas e frutíferas, simbolizando o compromisso institucional com a preservação ambiental, a educação ecológica e o desenvolvimento sustentável.
As mudas utilizadas no bosque foram doadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), reforçando a integração entre os poderes em ações voltadas ao enfrentamento dos desafios ambientais.
Em seguida, a comitiva se dirigiu ao prédio do programa Justo Acesso, onde foi realizada a solenidade oficial de instalação da unidade no município. No local, aconteceu a assinatura do Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação entre o TJ-PI e a Prefeitura de Monsenhor Hipólito, formalizando a participação do município no programa, além do descerramento da placa inaugural do espaço.

O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Aderson Antônio Brito Nogueira, do vice-presidente do TJ-PI, desembargador Agrimar Rodrigues de Araújo, do prefeito Antônio Djalma Bezerra Policarpo, do deputado estadual Gil Carlos, além de magistrados, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vereadores e prefeitos da região, como Naerton Moura (Sussuapara), Miguel Rodrigues (Itainópolis), Eugênia Nunes (Francisco Ayres) e Tiel Sales (Tanque do Piauí).
Durante a solenidade, também foram entregues Títulos de Cidadania Hipolitana, concedidos pela Câmara Municipal de Monsenhor Hipólito como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município e ao fortalecimento do acesso à Justiça. Foram homenageados o desembargador Aderson Nogueira, o desembargador Agrimar Rodrigues e o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do programa Justo Acesso, Luís de Moura Correia.
Em depoimento a nossa reportagem, as autoridades destacaram a importância do Justo Acesso como um projeto inovador, que integra diferentes ramos do sistema de Justiça e órgãos da administração pública, reduzindo distâncias, garantindo cidadania e promovendo uma relação mais próxima entre o Judiciário e a comunidade.
O encerramento foi marcado pelo descerramento da fita inaugural do prédio, simbolizando oficialmente a entrega do espaço à população de Monsenhor Hipólito.