O Campeonato Brasileiro de 2026 terá um calendário extenso e marcado por uma grande pausa em razão da disputa da Copa do Mundo. De acordo com o cronograma divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição terá início no dia 28 de janeiro e será encerrada em 2 de dezembro, ocupando 308 dias do calendário esportivo nacional.
Uma das principais novidades para a próxima temporada é o início do torneio já no primeiro mês do ano, o que não vinha ocorrendo nos últimos campeonatos. A rodada de abertura está marcada para uma quarta-feira, 28 de janeiro, e a edição será disputada praticamente ao longo de todo o ano.
A maior alteração em relação aos formatos recentes será a interrupção prolongada no meio da temporada. Em função da Copa do Mundo de 2026, o Brasileirão será paralisado após a realização da 18ª rodada, programada para o dia 31 de maio, e só voltará a ter partidas a partir de 22 de julho.
Dentro desse intervalo, estão incluídos tanto o período oficial do Mundial, que acontece de 11 de junho a 19 de julho, quanto o recesso e a intertemporada dos clubes brasileiros, previstos entre 1º de junho e 20 de julho. Somados, os períodos representam cerca de 50 dias sem jogos da Série A.
Outro ponto definido pela CBF é a suspensão de rodadas durante as Datas Fifa, quando ocorrem compromissos das seleções nacionais. A primeira janela de 2026 será entre 23 e 31 de março, enquanto a última antes da Copa ocorrerá de 1º a 9 de junho. Após o Mundial, o calendário ainda prevê paralisações entre 21 de setembro e 6 de outubro, e de 9 a 17 de novembro.
Com a retomada no dia 22 de julho, o Campeonato Brasileiro seguirá até dezembro sem novas pausas prolongadas, respeitando apenas as Datas Fifa do segundo semestre. A CBF aposta que o modelo trará mais equilíbrio ao calendário, preservação física dos atletas durante o período da Copa do Mundo e maior regularidade na fase decisiva da competição.