O Atlético Piauiense foi eliminado nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, após empatar em 0 a 0 com o Guanabara City-GO no tempo normal e perder por 4 a 3 nos pênaltis, na tarde desta sexta-feira (16), no estádio Municipal José Vessi, em Cravinhos (SP).
Apesar da eliminação, o time piauiense encerra a competição com a melhor campanha da história do futebol do Piauí na Copinha, sendo o primeiro clube do estado a alcançar as oitavas de final. O feito supera o Tiradentes-PI, que em 2023 havia parado na terceira fase.
O confronto foi equilibrado desde o início. O Guanabara City criou as primeiras chances com João Paulo e Catatau, mas parou nas boas defesas do goleiro piauiense. O Atlético reagiu em seguida, com uma cobrança de falta de Luís Carlos e um chute perigoso de Erick, obrigando o goleiro Samuel a trabalhar.
No segundo tempo, o duelo ficou mais truncado e com poucas oportunidades claras. A decisão foi para os pênaltis, onde o goleiro Samuel defendeu duas cobranças, de Vinícius e Gustavo e garantiu a classificação dos goianos. Pelo CAP, Kauan, Alisson e Paulo Henrique converteram.
Mesmo com a eliminação, o Atlético-PI encerra uma campanha histórica. O clube chegou à Copinha após conquistar o Campeonato Piauiense Sub-20 de 2025, que garantiu sua vaga na competição. Na fase de grupos, a equipe enfrentou Comercial-SP, Noroeste e América-MG. Nas fases seguintes, eliminou o Bahia por 5 a 4 nos pênaltis, após empate em 2 a 2, e o América-MG por 4 a 3 também nas penalidades.
Fonte: O Dia