Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2026

Ministério Público investiga Águas do Piauí por crise no abastecimento em município do interior

Publicado em 15/01/2026
Por Bismark Sousa
FA-IMG-ac2f1200a97e88ebd4cf.jpg
FA-IMG-ac2f1200a97e88ebd4cf.jpg
/Foto: Ilustrativa

O Ministério Público do Piauí (MPPI) instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para apurar problemas no fornecimento de água no município de Guadalupe, a 387 Km de Teresina. Os serviços são prestados pela concessionária Águas do Piauí, que é alvo da ação. O procedimento serve para reunir informações iniciais e verificar se há elementos suficientes para a adoção de medidas mais duras.

O ente ministerial investiga relatos de má prestação no fornecimento de água. Segundo o documento, Guadalupe tem passado por interrupções frequentes no abastecimento, baixa pressão na rede, falta de continuidade do serviço, problemas na qualidade da água e falhas no atendimento à população. O procedimento foi formalizado por meio de portaria assinada pelo promotor de Justiça José Mauriene Ferreira de Souza.

No documento, o MPPI ressalta que o fornecimento de água é um serviço público essencial e baseia a investigação no Código de Defesa do Consumidor. A denúncia partiu dos próprios moradores de Guadalupe, que foram intimados nominalmente a comparecer para prestarem mais esclarecimentos.

O Ministério Público solicitou ainda informações adicionais à Agrespi (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Piauí), que deverá informar se realizou fiscalizações na Águas do Piauí em 2025, e à Equatorial Piauí, para apresentar o histórico de oscilações ou interrupções de energia que possam ter afetado a estação de tratamento de água e os poços de Guadalupe.

Fonte: O Dia 

Comentários