Quinta-Feira, 15 de Janeiro de 2026

Confira a situação atual do Hemopi Picos e saiba como doar sangue

Publicado em 14/01/2026
Por Bismark Sousa
FA-IMG-caabaa2d5fe2c0b35c80.jpg
FA-IMG-caabaa2d5fe2c0b35c80.jpg
Doação de sangue no Hemopi/Fotos: Bismark Sousa

Na manhã desta quarta-feira, 14 de janeiro, nossa equipe de reportagem se direcionou ao Hemopi Picos para informar e divulgar sobre a importância da doação regular de sangue e o estoque ideal que garantiria o atendimento seguro aos pacientes de Picos e região.

De acordo com a equipe profissional, o hemocentro de Picos registra atualmente entre 270 e 400 doações mensais, número abaixo do ideal. Para manter o estoque estável, seriam necessárias, em média, 450 doações por mês, especialmente dos tipos sanguíneos O-, O+ e A-, que estão entre os mais demandados.

Cada doação retira, em média, 400 a 450 ml de sangue, volume que o organismo repõe naturalmente em cerca de uma semana, dependendo do peso e da altura do doador.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, não estar em jejum, apresentar documento oficial com foto e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Pessoas com febre, gripe ou infecção recente ficam temporariamente impedidas de doar, sendo todos os critérios avaliados durante a triagem realizada pelo hemocentro.

O Hemopi Picos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 17h.

Segundo a coordenadora da unidade, Maria Santana, nos últimos dois meses o cenário foi de baixa procura por doadores e alta saída de bolsas de sangue, o que acendeu o sinal de alerta. No entanto, a realidade começou a mudar com a chegada de campanhas e caravanas organizadas por municípios da macrorregião de Picos.

A gestora reforçou ainda que, mesmo quando a doação é direcionada a um paciente específico, o sangue não é liberado imediatamente. É necessário passar por uma série de testes e exames para garantir total segurança. Por isso, o esforço é manter um estoque seguro, evitando a angústia de não ter sangue disponível quando alguém precisar.

Homens podem doar a cada dois meses, com até quatro doações por ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, totalizando três doações anuais. Quem não conhece seu tipo sanguíneo também pode descobrir ao doar, recebendo o resultado na carteirinha do doador em até 30 dias.

O técnico do hemocentro de Picos, Felipe Ruan, explica melhor sobre como funciona a doação de sangue no Hemopi.

Em sua primeira doação, Denise Moura falou sobre a satisfação em ajudar o próximo.

Comentários