Na manhã desta quarta-feira, 14 de janeiro, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente o programa Picos Mais Saúde, ampliando o acesso à cirurgia eletiva, iniciativa voltada à redução da fila de espera por procedimentos cirúrgicos e à ampliação do acesso da população a serviços de saúde de forma organizada, segura e humanizada.
O lançamento ocorreu no Centro Integrado de Saúde de Picos (CISPI) e contou com a presença do prefeito Pablo Santos, da secretária municipal de Saúde Dra. Yara Portela, do assessor médico da Saúde de Picos Pascoal Gomes, além da diretora do CISPI, Karinny Luz e demais profissionais da rede municipal.

Durante entrevista coletiva, a secretária Dra. Yara Portela destacou que o programa estabelece um fluxo estruturado de atendimento, tendo a Unidade Básica de Saúde (UBS) como porta de entrada do paciente. A partir da UBS de referência, o usuário é encaminhado para a Central Municipal de Marcação de Consultas e Exames, passa pela triagem cirúrgica no CISPI e, após avaliação médica e realização dos exames necessários, tem o procedimento cirúrgico agendado e realizado.
Nesta etapa inicial, as cirurgias eletivas serão realizadas no Hospital Anizinha Luz e contemplam procedimentos como hérnias, colecistectomia, histerectomia, vasectomia, varicocele, postectomia e exérese de cistos, conforme indicação médica. A priorização dos pacientes seguirá critérios técnicos, levando em consideração o risco clínico, o impacto na qualidade de vida e o tempo de espera.
Após a triagem, os pacientes realizarão os exames solicitados e, posteriormente, será feita a marcação das cirurgias.
.jpg)
É importante ressaltar que o programa não se trata de um mutirão de cirurgias periódico e sim que estará sempre disponível para a população. Segundo a organização da saúde de Picos, o programa “Picos Mais Saúde” veio para organizar, agilizar e proporcionar mais cirurgias de média complexidade na cidade.


Com a iniciativa, a Prefeitura de Picos espera reduzir de forma gradativa a demanda reprimida por cirurgias eletivas e assegurar um atendimento mais ágil e humanizado à população.