Quarta-Feira, 07 de Janeiro de 2026

Piauí projeta crescimento de 2,7% no PIB em 2025, superior média nacional, aponta governo

Publicado em 04/01/2026
Por Renata Arrais
FA-IMG-50ff2f4769edeba28ebc.png
FA-IMG-50ff2f4769edeba28ebc.png
A soja foi o produto mais exportado pelo Piauí em 2025/Foto: Reprodução

O Governo do Piauí projeta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado em 2,7% em 2025, número superior à média nacional, que tem projeção de 2,25%. No início do ano passado, o governador Rafael Fonteles havia estimado um crescimento de 3,1%, o que posicionaria o Piauí entre os líderes do Nordeste.

O PIB de 2024 cresceu 3,5%, número próximo ao registrado em 2023 (3,2%). As projeções têm como base os dados da LCA Consultoria Econômica, que colocam o desempenho da economia piauiense à frente do Maranhão (2,5%), Ceará (2%) e Pernambuco (1,2%). Segundo o governo, o aumento se deve aos investimentos realizados por meio de incentivos fiscais conduzidos pela Secretaria de Fazenda (Sefaz-PI).

De acordo com a Sefaz, até novembro de 2025, foram beneficiadas 22 empresas e aprovados R$ 3,9 bilhões em investimentos na economia estadual. As iniciativas resultaram em uma estimativa de 23.689 empregos, sendo 4.144 diretos e 19.545 indiretos, reforçando o impacto da política de incentivos fiscais.

“Para o Governo do Estado, a política de incentivos fiscais permanece como uma ferramenta estratégica para atrair investimentos, diversificar a atividade econômica e ampliar a competitividade do Piauí. Mesmo com dados parciais referentes apenas a 2025 até novembro, os resultados já apontam para um ciclo consistente de crescimento, industrialização e geração de empregos”, disse o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

Ainda segundo o secretário, os incentivos fiscais têm promovido a interiorização do desenvolvimento econômico, com novas indústrias sendo instaladas em José de Freitas, Cristino Castro, Teresina, Valença, Uruçuí, Oeiras, Geminiano, Floriano e São José do Divino, contemplando diversas regiões do estado.

Os setores empresariais que mais se destacam incluem a produção de energia solar, fabricação de aguardente de cana-de-açúcar, artefatos de material plástico, aditivos químicos automotivos e produção de biodiesel a partir da soja, ampliando a diversidade da matriz econômica piauiense.

Saiba o que é o PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador usado para medir o desempenho econômico de um país, estado ou município. Ele representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em determinado período, geralmente um ano. O crescimento do PIB indica que a economia está se expandindo, com aumento da produção, do consumo e dos investimentos, enquanto uma retração aponta para desaceleração ou crise econômica. Esse índice é fundamental para orientar políticas públicas, decisões de investimento e análises sobre o desenvolvimento regional.

Fonte: Portal O Dia

Comentários
Nenhum registro foi encontrado em nosso banco de dados!