A Corrida Internacional de São Silvestre chegou à sua 100ª edição quebrando recordes e reforçando seu status como a prova de rua mais tradicional do país. Em 2024, o evento registrou a maior participação de sua história, com 55 mil atletas inscritos de 44 países diferentes.
Um dos destaques desta edição histórica foi o crescimento da presença feminina: as mulheres representaram 47% do total de participantes, o maior índice já alcançado pela competição.
Realizada na manhã desta quarta-feira, 31 de dezembro, a São Silvestre manteve seu papel simbólico de encerrar o calendário esportivo brasileiro. A programação começou às 7h25, com a largada dos atletas da categoria Cadeirantes. Na sequência, às 7h40, partiram as corredoras da Elite A e B. Às 8h05, foi a vez da Elite masculina (A e B), dos atletas com deficiência e do Pelotão Premium, masculino e feminino. Logo depois, largou o pelotão geral.
Desde 1991, a prova é disputada em um percurso de 15 quilômetros. Ao longo dos anos, o trajeto passou por ajustes pontuais, mas preserva seu caráter emblemático ao cruzar alguns dos principais cartões-postais da capital paulista.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil