A Diocese de Picos celebrou neste domingo, 28 de dezembro, o encerramento do Jubileu da Esperança, em sintonia com o Regional Nordeste 4 e diversas dioceses e arquidioceses do Brasil. A data escolhida coincidiu com a Festa da Sagrada Família, tornando o momento ainda mais especial.
Veja AQUI mais imagens!
A programação começou na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, com uma caminhada jubilar até a Catedral Nossa Senhora dos Remédios, onde ocorreu a Santa Missa de Encerramento. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelos padres José Pio Feitosa, Edivaldo dos Santos, Sérgio Leal e David de Sousa.
O Jubileu da Esperança foi proclamado pelo Papa Francisco sob o tema “Peregrinos da Esperança” e teve início no Vaticano em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. A vivência do Ano Santo nas dioceses começou oficialmente em 29 de dezembro, conforme definido na bula de proclamação do Jubileu Ordinário de 2025. O encerramento global do Ano Jubilar está previsto para 6 de janeiro de 2026, na Festa da Epifania do Senhor, quando o Papa Leão XIV fechará a Porta Santa em Roma.
Em entrevista, Dom Plínio José destacou a importância espiritual do Jubileu para a Diocese. “Como peregrinos de esperança, vivenciamos em toda a diocese aquilo que nos foi proposto pelo Santo Padre, por meio das indulgências, das celebrações penitenciais e das peregrinações. Foram momentos de encontro com os padres, religiosas, leigos e com todo o nosso povo querido”, afirmou o bispo.