A Prefeitura de Inhuma, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEI), realizou no dia 17 de dezembro a culminância do projeto “Cantandoler” na Escola Municipal São Francisco, localizada no povoado Baixas do Maranhão.
Veja AQUI mais imagens!
A iniciativa envolveu alunos da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização e teve como foco o incentivo à leitura, à escrita e ao desenvolvimento da criatividade, reunindo estudantes, educadores, familiares e a comunidade escolar.
A programação reuniu estudantes, familiares, educadores e membros da comunidade escolar em um momento de celebração da aprendizagem e da produção cultural infantil. O prefeito Elbert Holanda, a secretária de educação, Ana Luíza, a diretora da escola Maria Dionísio e o vereador Cebinho estiveram presentes.
.jpg)
.jpg)
O ponto alto da programação foi a apresentação de telas pintadas pelos alunos do 1º ano, que ilustraram trechos de obras estudadas ao longo do ano letivo, com apoio das famílias e orientação dos profissionais da escola.
.jpg)
Outro momento de destaque foi o lançamento do livro “Revoada na Floresta”, uma produção coletiva desenvolvida pelos alunos do 2º ano e publicada pela editora ATL (Academia Teresinense de Letras), com lançamento no ambiente escolar e em plataformas virtuais.
.jpg)
O projeto contou com total apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEI) e da Gestão Municipal, que custearam a edição do livro, adquiriram 80 exemplares para distribuição nas escolas do município e presentearam alunos e profissionais com camisetas temáticas do projeto.
.jpg)
Durante a cerimônia, os estudantes também foram homenageados com medalhas de bronze, prata e ouro, de acordo com o nível de leitura alcançado ao longo do desenvolvimento das atividades.
.jpg)
Desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, o Cantandoler envolveu ações como musicalidade com cantigas de roda, rodas de leitura, oficinas de pintura, contação de histórias, painéis e cantinhos de leitura, varal literário, produção de portfólios, atividades lúdicas de recomposição das aprendizagens e apresentações para as famílias e a comunidade escolar.
A iniciativa também promoveu a revitalização da biblioteca escolar “Alegria de Saber” e a criação de um grupo de WhatsApp para acompanhamento e organização das ações.
.jpg)
Entre os resultados alcançados, a escola destaca o avanço significativo dos alunos na leitura, escrita e socialização. De acordo com a equipe pedagógica, mais de 80% dos estudantes assimilaram plenamente os conteúdos trabalhados, refletindo em bons desempenhos em avaliações externas, como a Fluência Leitora, o Compromisso Nacional e avaliações da rede municipal.
O projeto Cantandoler tem como objetivo geral despertar o prazer pela leitura e estimular o potencial cognitivo e criativo dos alunos, utilizando a ludicidade como ferramenta central do processo educativo.