A chave da Seleção Brasileira no Mundial de 2026 ficou definida nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com a realização do sorteio da FIFA. O Brasil foi sorteado no Grupo C, ao lado de três seleções que prometem embates desafiadores.
Na primeira fase da competição, a Seleção Brasileira irá enfrentar as Seleções de Marrocos, Escócia e Haiti.
Em teoria, o Brasil — cabeça de chave — conta com vantagem; mas Marrocos e Escócia têm estrutura e história que podem causar surpresas. Já o Haiti, apesar de visto como “azarão”, tem a chance de encarar uma grande equipe e até aproveitar o fator “subestimação”.
A Copa de 2026 será a primeira edição com 48 seleções e 12 grupos de quatro equipes cada. A mudança amplia o número de participantes e, com ela, o grau de imprevisibilidade da fase de grupos. Avançam para o mata-mata: os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados. Isso dá ainda mais importância para cada jogo — e torna grupos como o do Brasil altamente competitivos
A estreia do Brasil foi marcada para o dia 13 de junho de 2026, contra o Marrocos. A sequência da fase de grupos prevê também jogos diante de Haiti e Escócia.