O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu lançar o senador Flávio Bolsonaro (PL) como seu candidato à Presidência da República em 2026. A definição, comunicada a aliados próximos nesta semana, é a primeira manifestação explícita de Bolsonaro nesse sentido.
Mesmo detido na carceragem da Polícia Federal, em Brasília, o ex-presidente avalia que o filho mais velho ampliará sua força política ao assumir publicamente a condição de pré-candidato e intensificar agendas pelo país.
Para Bolsonaro, Flávio contribui para consolidar a unidade interna do PL e conta com o apoio de governadores alinhados ao bolsonarismo, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro. A expectativa é que o senador aumente o ritmo de viagens pelo Brasil e assuma papel central nos confrontos políticos com o presidente Lula (PT).
No núcleo familiar, Flávio é considerado o nome que transmite maior “previsibilidade” ao meio político e ao setor econômico, por possuir perfil mais moderado do que o de seus irmãos. A tendência é que Michelle Bolsonaro dispute o Senado pelo Distrito Federal, enquanto o vice da chapa presidencial deve ser escolhido por um partido de centro, reforçando a estratégia de moderação.