Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2025

Atletas da ASKAPI brilham no Campeonato Brasileiro de Karatê e garantem vagas para o Mundial 2026

Publicado em 26/11/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-40d260c3d81be0d5f8a8.jpg
FA-IMG-40d260c3d81be0d5f8a8.jpg
Atletas da ASKAPI se destacam no Campeonato Brasileiro de Karatê/Foto: Ascom

A Associação Shotokan de Karate de Picos (ASKAPI) teve desempenho de destaque no Campeonato Brasileiro de Karatê (CNKB) 2025, realizado entre os dias 19 e 22 de novembro, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).  Representando a LEKIP – Liga Estadual de Karatê Interestilos do Piauí, a escola levou uma delegação formada por 16 atletas, entre eles representantes do município de Picos e também uma aluna do IFPI.

O evento reuniu mais de 30 federações de pelo menos 10 estados brasileiros, consolidando-se como uma das principais competições nacionais da modalidade.

Os karatecas da ASKAPI alcançaram excelentes resultados. David Rhuan Leal Barbosa conquistou prata no kata individual e bronze no kumite individual; Maria Fernanda Alencar Santos, aluna do IFPI, garantiu bronze no kata individual e bronze no kumite por equipe; Izadora de Oliveira Cursino levou a prata no kata; Lara Holanda Leal obteve ouro no kata individual e bronze no kumite; José Vitor Silva de Melo, Kairon Gonçalves de Moura e Michael Francisco Evangelista Moura conquistaram bronze no kumite individual; e Pablo Henrique Santos Neiva sagrou-se campeão brasileiro de kata. Também compuseram a delegação: Davi José Alencar Santos, Rhômulo Vinicius da Conceição Silva, Igor Gabriel de Sousa Alencar, Maysa Vitória da Silva Santos, Henrique Sarmento e Davi Rodrigues Passos.

Com base nos resultados conquistados na Copa Brasil e no Campeonato Brasileiro, quatro atletas da ASKAPI foram oficialmente convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê 2026, que será realizado em março do ano que vem, em Malta, na Europa. São eles: David Rhuan, Maria Fernanda, Lara Holanda e Pablo Henrique. O destaque fica para David Rhuan, que já possui um título mundial e buscará, em 2026, a conquista do bicampeonato.

O desempenho expressivo da delegação reforça o trabalho de formação desenvolvido pela ASKAPI e pela LEKIP, que têm ampliado o acesso ao esporte e promovido o desenvolvimento técnico e pessoal de jovens atletas de Picos e região. É importante destacar o apoio dos patrocinadores, dentre eles, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Esportes e Lazer, que disponibilizou o transporte para a delegação e a hospedagem dos cinco atletas da rede municipal de ensino.

Fonte: Ascom

Comentários