Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Picos entra na zona de perigo em novo alerta de chuvas emitido pelo Inmet para todo o Piauí

Publicado em 21/11/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-9a1c0e4292d8ad7b1184.jpg
FA-IMG-9a1c0e4292d8ad7b1184.jpg
Piauí em dois alertas de chuvas intensas/Foto: Inmet

O final de semana terá previsão de chuvas intensas para quase todo o Piauí, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, o Estado está com dois avisos, de ’Perigo’ e ‘Perigo Potencial’, que começaram nesta sexta-feira (21) e seguem até as 10h de sábado (22). Os alertas apontam para chuvas volumosas e ventos fortes.

O alerta laranja de chuvas intensas tem grau de severidade considerado de perigo. Ele está em vigor desde as 9h de hoje e permanece até as 10h de sábado. A notificação abrange 142 municípios do Piauí, especialmente nas regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte. Além de Picos outras cidades também estão em alerta incluindo Uruçuí, Oeiras e Corrente.

Segundo o Inmet, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia, acompanhado de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. O cenário representa risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Picos na zona de Perigo

A orientação do órgão é evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e manter aparelhos elétricos desligados sempre que possível. A Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) permanecem disponíveis para situações de emergência.

O segundo aviso de chuvas intensas, classificado como perigo potencial, entrou nesta sexta e também segue até as 10h de sábado. A notificação atinge 182 municípios, incluindo Teresina, Floriano e Água Branca e outras cidades das regiões Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do Piauí.

Neste alerta, a estimativa de chuva varia entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia. Os ventos devem ficar entre 40 e 60 km/h. Apesar de o risco ser menor, o Inmet reforça cuidados, como evitar o uso de aparelhos conectados à tomada e procurar locais seguros em caso de instabilidade.

Comentários