Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025

Em recepção aos alunos que farão intercâmbio, governador anuncia que o Seduckathon passa a se chamar 'Do Piauí para o Mundo'

Publicado em 18/11/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-2f17741070d927c7f610.jpg
FA-IMG-2f17741070d927c7f610.jpg
Governador anuncia que o Seduckathon passa a se chamar 'Do Piauí para o Mundo'/FotoS: Gabriel Paulino

O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta segunda-feira (17), no Palácio de Karnak, a visita dos estudantes e professores intercambistas vencedores do Seduckathon que embarcarão para a China e Estados Unidos nesta semana. O programa, que agora passa a se chamar “Do Piauí para o Mundo”, segue proporcionando experiências aos estudantes da rede estadual que se destacam. Ao todo, embarcam 66 alunos e professores.

Para os EUA irão 40 alunos e 8 professores e para a China viajarão 15 alunos e 3 professores. Estão representados os Centros de Ensino em Tempo Integral (Ceti): Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves; Paulistana; José Pacífico de Moura Neto, de Teresina; Professor Francisco Luis de Oliveira, de Jatobá do Piauí; Aprígio Pereira Bezerra, de São Julião; Álvaro Rodrigues de Araújo, de Itainópolis; Pinheiro Machado, de Teresina; Florisa Silva, de Bertolínia; e Agnelo Pereira da Silva, de Teresina.

 “É emocionante o depoimento aqui dos estudantes, das mães, dos professores. Você percebe quão significativo é esse programa para o desenvolvimento não apenas dos que vão para o intercâmbio, mas todos aqueles que participaram desse movimento, essa competição, que resultou nos estudantes que vão para o exterior”, disse o governador Rafael Fonteles.

Na China, os intercambistas irão vivenciar, durante 30 dias, a experiência de estudar no Institute for Digital Economy & Artificial Systems (Digital Economy Research Center Of The Brics Innovation) – IDEAS, sediado na cidade de Xiamen. Aqueles que irão para os EUA terão oportunidade de estudar no Doherty Memorial High School e Framingham High School. Eles passaram os últimos meses por uma preparação intensiva para reforçar o aprendizado em inglês, com aulas específicas e personalizadas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O estudante Igor Claudino, que escolheu a China como destino, pontuou os benefícios que o intercâmbio pode proporcionar. “Eu estou bem ansioso para chegar lá. Acredito que vai ser muito bom, tanto para os meus estudos, tanto para meu conhecimento cultural. Tudo começa aqui na nossa cidade, recebendo o material e depois chegar lá é incrível. Quando voltar, vou poder ter mais oportunidades em universidades que levam em consideração o currículo escolar”, frisou o aluno do Ceti Pedro Machado.

Os pais também relatam a experiência de ver seus filhos tendo essa oportunidade. “Eu estou muito feliz, muito orgulhosa. Eu gostaria de dizer que também estou muito agradecida ao Governo do Piauí. Nós somos de São Paulo, viemos para cá com essa oportunidade. Recomendo que todos os jovens estudem para dar muito orgulho para sua família, assim como eu estou”, afirmou dona Geovana Claudino, mãe de Igor.

Essa oportunidade é para todos que se destacam pelo desempenho nas notas. “Eu creio que vai abrir nossa mente, vai abrir um leque de conhecimento na nossa vida. A todos os alunos da rede pública: que se esforcem, não duvide do seu sonho. As oportunidades estão aí. Quem quer, faz acontecer. E se empenhe, busque conhecimento sempre”, destacou o estudante José Victor, também do Ceti Pinheiro Machado.

A aluna do Ceti Maria Modestina, Clara Ribeiro, vai aos Estados Unidos e destacou as oportunidades que o programa oferta nessa fase crucial na vida dos jovens. “A gente vai aprofundar os nossos estudos tanto em tecnologia como em cursos diversos. E a minha expectativa é voltar com um olhar completamente diferente do mundo. Enfim, eu tô muito feliz. É uma honra muito grande estar participando desse projeto. São muitas oportunidades. Eu tenho certeza que minha vida já está mudando completamente com esse projeto”, disse.

Para os professores intercambistas a oportunidade também é de aprendizado. “China foi sempre a nossa primeira opção justamente para pegar um pouco dessa tecnologia avançada e trazer para poder replicar nas escolas. Enquanto professores, estamos encarando esse intercâmbio como uma espécie de formação pedagógica internacional. Vamos pegar vários detalhes da parte de desenvolvimento de sistema escalável, inteligência artificial, big data e trazer tudo para cá”, contou o professor Michael Arrais.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça a importância desse programa para a formação de toda uma geração de jovens. “Aqui nós temos um grupo da escola pública do Piauí que vão agora para China e para os Estados Unidos, as duas maiores potências globais, do Oriente, do Ocidente, perfis diferentes de países, modelos diferentes de educação, de tecnologia, de desenvolvimento econômico, e eles vão ter essa imersão e vão voltar transformados para mudar não só as suas vidas, de suas famílias, mas nos ajudarem, nos apoiarem nessa transformação do nosso Piauí e do nosso Brasil”, finalizou.

Fonte: Governo do Piauí

Comentários