Formar futuros condutores mais conscientes. É esta a ideia dos projetos educacionais que o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) tem levado às escolas do Estado. Através de palestras educacionais nas escolas, o órgão se apresenta como mais que uma instituição burocrática, mas também como um espaço de promoção da vida. Por meio de atividades educativas voltadas para crianças e adolescentes, o Detran leva responsabilidade para dentro do ambiente escolar.
O foco das ações é formar cidadão conscientes sobre a segurança no trânsito desde cedo. “O Detran hoje não é só um órgão que emite documentos e realiza vistorias. Nós promovemos a vida através da segurança no trânsito, com palestras e projetos como a Ciranda Educativa, que dá os primeiros contatos às crianças de dois a três anos com o semáforo, o uso do cinto de segurança e outros conceitos básicos. Assim, começamos a formar a consciência de responsabilidade no trânsito desde a infância”, destaca.
O trabalho educativo também se estende aos adolescentes e jovens do ensino Fundamental e Médio, com palestras ministradas por educadores de trânsito do próprio Detran. “Acreditamos que, como a escola é parte da formação do cidadão, precisamos inserir o tema do trânsito no ambiente escolar para que, a longo prazo, tenhamos condutores mais conscientes no nosso estado”, explica Luana.
As ações acontecem durante todo o ano, mas se intensificam durante o Maio Amarelo, mês do movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Neste período, o Detran-PI promove blitzen educativas, palestras e atividades em escolas e empresas, reforçando o papel da educação como ferramenta para transformar comportamentos.
Os resultados, segundo Luana Barradas, já começam a aparecer. De acordo com a superintende do Detran-PI, o Piauí registrou em setembro redução de 20% nos acidentes de trânsito e comparação com meses anteriores. O número vem não só da parceria educacional com as instituições de ensino do Estado, mas também do diálogo direto com outros órgãos como a Segurança Pública, por exemplo.
“Temos um termo de cooperação delegando a fiscalização do trânsito para a Polícia Militar e agora estamos colhendo os frutos do trabalho que vem sendo realizado. As ações educativas têm um efeito a curto, médio e longo prazo, e nosso objetivo é continuar promovendo a vida através do trânsito”, finaliza Luana.
Fonte: Portal O Dia