A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, na reunião desta quarta-feira, 24 de setembro, o requerimento de Moção de Louvor em favor do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Proposto pelo Deputado Federal Dr. Francisco (PT-PI), o texto celebra a atuação do ministro e apoia sua decisão de não participar de reuniões da ONU após a imposição de restrições pelos Estados Unidos. O requerimento foi defendido pela deputada Ana Pimentel (PT-MG).
A moção destaca o papel de Padilha em um momento em que o Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 35 anos, é considerado um exemplo global de sucesso, com uma trajetória de fortalecimento ao longo dos anos.
A homenagem exalta a decisão corajosa de Padilha de não ceder à pressão dos EUA. O Ministro foi informado pela Missão dos Estados Unidos para as Nações Unidas de que não poderia participar presencialmente da reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). As restrições permitiam que Padilha fizesse deslocamentos apenas do hotel para a ONU e instalações médicas em caso de emergência, impedindo, assim, o direito do Brasil de apresentar suas propostas no mais importante fórum global de saúde para as Américas.
Fonte: Ascom