Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025

Conmebol anula cartão e libera Plata para jogo de volta entre Flamengo e Estudiantes

Publicado em 21/09/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-8e56ad25f03fb25488a1.png
FA-IMG-8e56ad25f03fb25488a1.png
Conmebol anula cartão e libera Plata/Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anulou o segundo cartão amarelo aplicado ao atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, na vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, na última quinta-feira (18), no Maracanã, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Com a decisão, o jogador equatoriano está liberado para atuar no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), às 21h30, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata (Argentina).

A expulsão de Plata ocorreu aos 36 minutos do segundo tempo, após uma disputa de bola com o zagueiro Facundo Rodríguez, próximo à entrada da área. Na ocasião, o árbitro colombiano Andres Rojas interpretou a jogada como falta do atacante e mostrou o segundo amarelo, expulsando-o da partida.

No entanto, nesta sexta-feira (19), a Conmebol divulgou um vídeo em que reconhece o erro da arbitragem. A análise do lance mostrou que o zagueiro argentino foi quem atingiu o pé de Plata, e não o contrário, como assinalado em campo. Apesar do reconhecimento, a entidade explicou que, segundo o protocolo do VAR, o recurso não pode interferir em lances de segundo cartão amarelo, pois só é autorizado a revisar quatro tipos de jogadas: gols, pênaltis, cartão vermelho direto e identidade trocada.

Flamengo critica arbitragem

Após a partida, o Flamengo divulgou nota oficial com duras críticas ao árbitro Andres Rojas, classificando sua atuação como um "desfile de equívocos" e "tendenciosa". O clube também reclamou de faltas invertidas, cartões amarelos desproporcionais e de um pênalti não marcado. Segundo o comunicado, o gol do Estudiantes foi validado mesmo após toque no braço aberto do atacante, o que teria ampliado sua área corporal de forma antinatural.

Situação do confronto

Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, o Flamengo chega ao confronto decisivo com a vantagem do empate. O Estudiantes precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar. Caso os argentinos vençam por um gol de diferença, a disputa será decidida nos pênaltis.

Fonte: Portal O Dia

Comentários