A 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Picos, realizada nesta quinta-feira, 18 de setembro, foi marcada por intensos debates em torno do abastecimento de água no município, envolvendo a empresa Águas do Piauí, responsável pelo serviço. O evento ocorreu no plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva.
O tema ganhou destaque a partir das primeiras falas dos vereadores, pois, ainda pela manhã desta quinta-feira (18), os parlamentares estiveram reunidos com representantes da empresa Águas do Piauí em busca de soluções para o problema de abastecimento de água em alguns bairros de Picos.
Após a Audiência Pública, muitos questionamentos permaneceram com os vereadores, devido à falta de planejamento por parte da empresa responsável pelo abastecimento de água. Muitos parlamentares debateram medidas a serem tomadas para solucionar os problemas da população.
Além disso, o vereador Chaguinha, solicitou à Secretaria Municipal de Trânsito a notificação da empresa Águas do Piauí por lançar dejetos do saneamento básico no rio, na altura da Rua XV de Novembro, no Centro de Picos, sem o devido tratamento. O parlamentar classificou a situação como “um risco grave à saúde pública e ao meio ambiente”, reforçando a necessidade de providências urgentes.
Outros vereadores também manifestaram preocupação com os problemas de fornecimento de água e com o manejo dos resíduos da concessionária, reforçando cobranças por mais fiscalização e transparência no serviço. O debate ecoou entre os parlamentares e se tornou o ponto central da Sessão.
Apesar da centralidade da discussão sobre a água, a Sessão também contou com a apreciação de diversos projetos:
Em Primeira votação, destaque para o projeto do Executivo (prefeito Pablo Santos) que altera a remuneração de cargos ligados ao Fundo Previdenciário de Picos (Picos-Prev). Em Votação única, cinco projetos de Decreto Legislativo concedendo títulos de cidadania picoense e honrarias a personalidades residentes no município.
Os parlamentares também apresentaram uma série de requerimentos voltados a melhorias urbanas e de infraestrutura, como:
Solicitação de atendimento de cateterismo no novo Hospital Regional de Picos (ver. Maté). Reposição de lâmpadas e limpeza de córregos nos bairros Pedrinhas e Ipueiras (ver. Hugo Victor). Capina e desobstrução de bueiros em ruas do bairro Belo Norte (ver. Edilson Carvalho).
Construção de praça com academia popular no Residencial Louzinho Monteiro (verª. Dalva Mocó). Instalação de iluminação pública em vias estratégicas, manutenção em estradas vicinais e reforço de serviços de saúde e trânsito (vers. Wellington Dantas, Renato e Afonsinho).