Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2025

Prefeitura de São Julião promove encontro com pais e trata sobre direitos e deveres previstos no ECA

Publicado em 17/09/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-296d78c2e505d427cb3e.jpg
FA-IMG-296d78c2e505d427cb3e.jpg
Encontro com pais em São Julião/Fotos: Cidades na net

A Prefeitura de São Julião, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta terça-feira (16), no Ginásio Poliesportivo José Bento de Souza, um encontro voltado para pais e responsáveis de alunos da Rede Municipal de Ensino. O evento teve como tema central o diálogo sobre os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reforçando a corresponsabilidade da família, da escola e da sociedade na formação integral dos estudantes.

Veja AQUI todas as imagens!

O encontro contou com a presença da secretária municipal de Educação, Lucinete Maria Pereira; da supervisora de Educação, Oleanea Paiva; da coordenadora geral da Educação, Maria Cândida; das coordenadoras Antonia (Educação Infantil), Ana Maria (Ensino Fundamental I) e Maria Cláudia (Ensino Fundamental II); além da coordenadora do Ensino Especial e psicopedagoga, Cosma Cândida; da nutricionista da SME, Haniela, dos diretores escolares Jermando, Heloneide, Edinalda, Geovana, Carmelita, Joicineide e Maria Aparecida, e da coordenadora de recursos pedagógicos, Maria da Paz.

A secretária Lucinete Pereira abriu oficialmente o evento, destacando a importância do fortalecimento do elo entre família e escola e a necessidade de um diálogo contínuo e transparente.

Secretária de educação, Lucinete Pereira

A programação seguiu com a palestra do Promotor de Justiça da Comarca de Fronteiras, Dr. Thiago Queiroz de Brito, que apresentou de forma clara e acessível os direitos e deveres previstos no ECA. O promotor enfatizou a corresponsabilidade de todos os envolvidos no processo educacional, destacando não apenas o papel dos pais e responsáveis, mas também os deveres dos estudantes em relação à disciplina e à assiduidade escolar.

O momento foi marcado por intensa interação. Pais e responsáveis puderam fazer perguntas, compartilhar experiências e esclarecer dúvidas diretamente com o promotor. Entre os pontos de maior destaque, Dr. Thiago chamou a atenção para a prática ilegal e perigosa de menores conduzindo motocicletas, alertando sobre os riscos à vida e as possíveis responsabilizações legais dos pais.

Outro assunto abordado foi a relação entre a frequência escolar e o Programa Bolsa Família. O promotor explicou que o não comparecimento dos alunos às aulas pode resultar no bloqueio do benefício, reforçando a necessidade de acompanhamento familiar para assegurar a presença dos filhos na escola e, consequentemente, a continuidade do apoio social.

 

Comentários