A Prefeitura de Francisco Santos, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta sexta-feira, 22 de agosto, o III Seminário Municipal do PPAIC 2025, um encontro marcado pela valorização das experiências exitosas na rede de ensino, sob o tema “Alfabetizar com Equidade: Boas Práticas para Ensinar a Todos e Cada Um”.
Veja AQUI todas as imagens!
O evento reuniu professores, coordenadores pedagógicos, diretores, formadores e autoridades da educação, em um momento de partilha, escuta e reconhecimento do trabalho desenvolvido nas escolas.
O ponto alto do seminário foi a apresentação das boas práticas pedagógicas, que emocionaram e inspiraram os participantes. Na Educação Infantil, a professora Sinara, da Creche Mãe Santa, apresentou o projeto “O Cabelo de Lelê: Valorizando a Identidade e Promovendo a Equidade”, destacando a importância da representatividade e da autoestima na formação das crianças.
A professora Eloneide, da Escola Isac Pereira, trouxe a iniciativa “Corrente do Bem: Formação Social para a Equidade”, que enfatizou valores de solidariedade e convivência. A professora Emelca Elisabete, da Creche Maria Santa, apresentou a prática “Todos Juntos, Cada um de Seu Jeito: Meninos de Todas as Cores”, abordando inclusão e respeito à diversidade no processo de alfabetização.
No Ciclo de Alfabetização, as experiências também ganharam destaque. A professora Roneyane, em parceria com as docentes Georgianni Carvalho e Alexandra, da Escola Municipal José Ramos, apresentou “Letras de Carvão: Equidade e Inclusão”, projeto que alia literatura e práticas inovadoras no processo de ensino da leitura e escrita.
As professoras Rosa Neiva e Marilândia Joana, da Escola Isac Pereira, emocionaram o público com “A Menina Bonita do Laço de Fita e a Arte de Escutar: Caminhos para a Fluência Leitora”, iniciativa que combate o racismo nas escolas.
As práticas apresentadas reafirmaram o compromisso da rede municipal com uma educação inclusiva, como destaca a secretária Municipal de Educação, Ana Carla.
A Coordenadora Municipal do PPAIC de Francisco Santos, Edite Ana Morais, relatou as boas práticas apresentadas do seminário.