Diante da grave escassez de água e da recente mortandade de peixes no açude de Piaus, a Prefeitura de São Julião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta sexta-feira, 22 de agosto, uma capacitação sobre Dimensão Ambiental. O evento foi realizado no auditório Francisco Marcolino de Sousa e reuniu servidores públicos, educadores e gestores municipais.
Veja AQUI mais imagens!
Pela manhã, participaram do curso profissionais das Secretarias de Administração, Assistência Social e Limpeza Pública. Já no período da tarde, a formação foi voltada para professores e gestores escolares.
A capacitação teve como objetivo principal preparar os participantes para adotar práticas sustentáveis e minimizar os impactos da crise hídrica no município.
Participantes durante a manhã
As atividades da manhã foram conduzidas pelos técnicos em Gestão Pública Claudene Alves e William Mendes, representantes da empresa Nerar Engenharia. Eles apresentaram o projeto “Desenvolvimento Ambiental Sustentável”, realizado pela Prefeitura de São Julião em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
Palestrantes Claudene Alves e William Mendes
O projeto é estruturado em quatro metas e dez etapas, tendo como base a metodologia do Círculo de Cultura, do educador Paulo Freire, que busca promover a compreensão da realidade e o desenvolvimento de habilidades colaborativas.
Também pela manhã, a jovem Maira Glaucia abordou a Política Nacional de Resíduos Sólidos e promoveu uma dinâmica interativa com os participantes.
Maira Glaucia conduziu dinâmica
No turno da tarde, a professora Cândida Rosa ministrou a palestra “Educação Ambiental para Escolas Sustentáveis no Município de São Julião”, reforçando a importância da conscientização ambiental nas instituições de ensino.
Professora Cândida Rosa
O evento contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Renaldinho; a secretária de Planejamento e Finanças, Lucilene Pereira; a de Educação, Lucinete Pereira; o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Ramos; o secretário de Agricultura, Né Rocha; e o secretário de Esportes, Marcos Maciel; o Assessor Ambiental, Júlio Marcello; além de vereadores e outros colaboradores da gestão.
Autoridades se fizeram presentes
Em entrevista a nossa reportagem, o prefeito Renaldinho; a secretária de educação, Lucinete Pereira e o assessor ambiental, Júlio Marcello, falaram sobre a capacitação: