Nesta quinta-feira, 21 de agosto, a Secretaria de Cultura, com apoio da Prefeitura de Alagoinha do Piauí, promoveu uma escuta pública sobre a Lei Nacional Aldir Blanc.
O encontro reuniu representantes da gestão municipal, artistas, produtores culturais e a sociedade civil, com o objetivo de debater e fortalecer políticas de incentivo à cultura no município.
O evento contou com a presença da primeira-dama e secretária de Saúde, Hortalina Bezerra, que representou o prefeito Dr. Pedro Otacílio, além da secretária de Assistência Social, Pelva Bárbara, dos secretários de Administração e Educação, George Rocha e Nivaldo Rocha, respectivamente, e do representante da Secretaria de Agricultura, Ramon. A Secretaria de Cultura foi representada pelo secretário Valdineres Rocha, pela coordenadora Cláudia Sá e sua equipe.
A abertura da reunião foi feita por Hortalina Bezerra, seguida da fala do secretário de Cultura, Valdineres Rocha, que reforçou as colocações da primeira-dama. Na sequência, a assessora Fabiana Dias apresentou um panorama detalhado sobre a Lei Aldir Blanc, destacando os benefícios e possibilidades de investimentos culturais para o município.
Durante a escuta, artistas locais também participaram ativamente, entre eles Nykelle, Douglas e Djalma, que trouxeram sugestões como a criação de pontos de apoio culturais e de uma galeria de arte, iniciativas que já estão em andamento em Alagoinha do Piauí.
A noite foi marcada ainda por um momento de reconhecimento simbólico: a primeira-dama Hortalina Bezerra recebeu das mãos do artista plástico Djalma Brito um quadro que retrata aspectos da cultura histórica do município, reforçando o valor da arte local como instrumento de preservação da memória e identidade cultural da cidade.