O município de Fronteiras marcou presença no 1º Ciclo de Formação Presencial do Selo UNICEF, realizado recentemente na capital piauiense. O evento teve como objetivo capacitar articuladores municipais e mobilizadores dos adolescentes para fortalecer as ações em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com foco na metodologia do Selo UNICEF e na realização do 1º Fórum Comunitário.
A articuladora do município de Fronteiras, Inácia Ribeiro, e a mobilizadora dos adolescentes, Francireza Alencar, participaram ativamente das atividades promovidas durante o ciclo de formação. Segundo Inácia, a capacitação é fundamental para aprimorar o trabalho local e garantir a efetivação das políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.
“O Selo UNICEF é uma grande oportunidade para nosso município avançar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Essa formação presencial em Teresina nos trouxe ferramentas importantes para mobilizar a comunidade e fortalecer as ações locais”, destacou Inácia Ribeiro.
Inácia Ribeiro
Francireza Alencar, que atua diretamente com os adolescentes, ressaltou a importância do engajamento dos jovens no processo. “Participar desse ciclo de formação nos ajuda a entender melhor nossos direitos e a importância de sermos protagonistas na construção de um município mais justo e acolhedor”, afirmou.
Francireza Alencar
O evento reuniu representantes de diversos municípios do Piauí e contou com palestras, oficinas e momentos de troca de experiências. A iniciativa é parte do compromisso do Selo UNICEF com a melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes, promovendo a participação social e o fortalecimento das políticas públicas municipais.
Com essa formação, Fronteiras reforça seu compromisso com a infância e juventude, caminhando para um futuro mais inclusivo e respeitoso dos direitos humanos.
O Selo UNICEF é uma iniciativa que reconhece os municípios que promovem avanços significativos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento das políticas públicas e da participação da comunidade.