Domingo, 27 de Julho de 2025

Piauí lança programa de escuta ativa para avaliar satisfação de usuários do SUS

Publicado em 26/07/2025
Por Karen Miranda
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Piauí lança programa de escuta ativa/Fotos: ASCOM Sesapi

Nesta sexta-feira, 25 de julho, o Governo do Estado do Piauí realizou o treinamento que dará início oficialmente ao Programa de Pesquisa de Satisfação do Usuário SUS, uma iniciativa que visa ouvir diretamente os pacientes e melhorar a qualidade do atendimento nas unidades hospitalares da rede estadual de saúde. A ação é resultado de uma parceria entre a Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) e a Ouvidoria Geral da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

A partir do dia 1º de agosto, os hospitais estaduais darão início à aplicação da pesquisa com os usuários do SUS. A proposta é mensurar, de forma sistemática e contínua, o nível de satisfação dos pacientes, por meio de um questionário estruturado aplicado no momento da alta hospitalar e que permitirá aos usuários atribuírem uma nota de 0 a 10, baseada na experiência de atendimento vivenciada.

A pesquisa abordará diversos aspectos da assistência hospitalar, com perguntas relacionadas à qualidade da assistência médica, condições de higiene e limpeza, atendimento de enfermagem, entre outros critérios importantes que interferem diretamente na percepção do serviço de saúde.

Segundo Andrea Lopes, gerente de qualidade hospitalar da DUDOH, a iniciativa está alinhada às diretrizes do Governo Estadual e representa um importante passo rumo à excelência no atendimento público em saúde.

“O programa integra uma das metas do governador Rafael Fonteles, que é pesquisar o nível de satisfação do usuário SUS nas instituições de saúde do estado. Então, nós iniciamos hoje o treinamento desse instrumento de pesquisa que vai acontecer dentro dos hospitais do estado e vai ser feito em parceria com o setor de ouvidoria dessas instituições”, destaca.

O programa busca promover uma cultura de escuta qualificada dentro dos hospitais, fornecendo dados concretos que permitirão identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no atendimento hospitalar. A expectativa é que os resultados sirvam como base para planejamentos estratégicos e ações corretivas, sempre com foco no bem-estar dos usuários do SUS.

Fonte: GOV-PI

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