O governador Wilson Martins lançou o I Circuito Cultura Viva, que levará a mais de 110 municípios trabalhos desenvolvidos pelos Pontos de Cultura e Projeto Mais Cultura, Pontos de Leitura e Cines Mais Cultura. O Circuito é resultado de parceria entre os Governos Estadual e Federal, através de emenda parlamentar do deputado federal Osmar Junior.
Além de Picos, receberão o projeto outros territórios de desenvolvimento do Piauí, através de "Micro Teias" realizadas entre março e maio de 2014. Segundo o cronograma da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), os primeiros beneficiados serão os municípios de Cajueiro da Praia, Nossa Senhora de Nazaré, Picos, Simplício Mendes e Nazaré do Piauí.
O coordenador do projeto na cidade de Picos é Francisco das Chagas, o Mano Chagas, coordenador do Grupo Cultural Adimó. Segundo ele, entre os dias 25 e 27 de abril o público poderá assistir apresentações de dança, teatro, poesia, canto e exposições. O evento deve acontecer no bairro Junco, na Praça Dirceu Arcoverde, localizada nas proximidades do Posto de Saúde do Junco.
A intenção é a de que os 16 pontos de cultura que fazem parte do Território Vale do Guaribas participem das apresentações, mas nem todos devem participar. “A ideia é mostrar o que estes projetos de cultura estão fazendo no interior do Estado”, disse Chagas. A coordenação local do evento buscou o apoio da Prefeitura Municipal de Picos, que já confirmou a contrapartida da administração através da Secretaria de Esporte Lazer e Cultura.