Sexta-Feira, 09 de Maio de 2025

Interesse por franquias cresce no cenário comercial de Picos

Publicado em 16/01/2014
Por Marta Soares
ee073457c45b6c9b34f476b79672.jpg
ee073457c45b6c9b34f476b79672.jpg
Fachada das franquias Cacau Show, CNA e Kumon/Marta Soares

Picos é uma cidade do interior do Estado conhecida por possuir comércio forte, por isso não é de se estranhar que empresários busquem a cidade para a instalação de franquias dos mais variados segmentos e muitas delas já conhecidas do grande público. Segundo o SEBRAE, franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.

O Folha Atual contabilizou que existem em Picos pelo menos 17 franquias comercializando produtos ou serviços em segmentos como Alimentação; Bebidas, Cafés, Doces e Salgados; Beleza, Saúde e Produtos; Cosméticos e Perfumaria; Educação e Treinamento; Escolas de Idiomas; Móveis, Decoração e Presentes.

Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções. Foi o que fizeram os empresários Maria de Jesus de Lima Oliveira e Derico Barros, que são detentores da marca Cacau Show: “nós costumamos dizer que a Cacau Show nos escolheu e foi uma escolha muito certa. Queríamos um negócio que pudéssemos chamar de “nosso” e fizemos pesquisas até que com a Cacau Show as coisas caminharam com velocidade. Tinha dias em que Maria e eu nos sentávamos na Praça Félix Pachêco e contabilizávamos quantas pessoas e carros passavam na frente do espaço que seria a loja. Trabalhamos, às vezes, 14 horas por dia, vivemos para isso aqui”, disse Derico.

Se a apreensão e a incerteza tomaram conta dos preparativos iniciais, dias antes da inauguração, em 12 de setembro de 2011, a aceitação dos consumidores mostrou que a escolha pela franquia de chocolates foi certa. Em vinte e dois meses os empresários já haviam tido o retorno financeiro investido na loja. “Foi publicado no site da Bureau Veritas o resultado das avaliações da loja no ano de 2013. Na primeira avaliação do conjunto de normas e condutas explicitado no Programa de Excelência da Cacau Show ficamos com 100,12% dos pontos válidos, e na segunda 102,94%. Como a segunda avaliação tem peso 2, fecharemos com um resultado de 102,%. Dia 22, na convenção nacional da Cacau Show em São Paulo, será divulgado o novo ranking. Em um universo de mais de 1.500 lojas, na primeira avaliação estávamos em 40º lugar. Deveremos fechar o ano num patamar bem superior”, comemora o empresário.

Além da Cacau Show, Picos tem ainda outras franquias de renome, como é o caso da lojas de cosméticos e perfumaria O Boticário, da escola de idiomas CNA e o reforço escolar Kumon. Na última semana foi inaugurada uma franquia da rede de sanduíches Subway e existe a expectativa de que outra franquia de sanduíches, a cearense Bebelu, que funcione próximo aos Correios.

Dentre as demais franquias existentes em Picos, estão: Ferrovia; Coife Odonto; Água de Cheiro; Colchões Ortobom; Mil Milk Shakes; Mr. Milk Shakes; Pharmapele; Casa do Pão de Queijo; Ótica Diniz; Super Ótica São José e tantas outras.

Comentários