O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Francisco Limma (PT), discursou no grande expediente da sessão plenária desta quarta-feira (02) para parabenizar o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e as forças de segurança pelo trabalho que vem sendo realizado na área.
O parlamentar repercutiu relatório do Governo do Estado, informando que, de janeiro a junho deste ano, houve uma queda de 22,19% nos homicídios em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando os menores índices desde 2015. “Essa conquista é resultado direto das ações integradas e do investimento em tecnologia e presença de policiais”, frisou Limma.
O petista também ressaltou a participação do Legislativo piauiense na aprovação de leis voltadas ao combate à criminalidade. “O Pacto pela Ordem tem sido fundamental nesse processo, promovendo o alinhamento entre policiamento preventivo, inteligência e ações sociais. Hoje, nós aprovamos aqui algumas leis que vão ajudar a coibir ainda mais a criminalidade”, disse.
B. O. Fácil –
O deputado Dr. Hélio (PT), por sua vez, utilizou o pequeno expediente para destacar a plataforma B.O. Fácil, lançada pelo Governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal do Piauí, para o registro de boletins de ocorrência. O sistema permite ao cidadão realizar denúncias anônimas e até acionar o número 190 através do WhatsApp.
Deputado Dr. Hélio
“Uma grande sacada. Mais de 1.400 B.O.s realizados no primeiro dia. As pessoas seguramente se sentirão muito mais encorajadas, porque isso é um facilitador muito grande e muito importante no sentido de inibir a violência tão prevalente na nossa sociedade. É um projeto pioneiro e, seguramente, será exemplo para todo o país”, pontuou Dr. Hélio.
O líder do Governo, deputado Dr. Vinícius (PT), também falou sobre a importância do novo sistema e dos investimentos feitos em tecnologia pelo Executivo. “Realmente revoluciona. Tudo que tem sido feito, de facilitar o acesso das pessoas aos serviços, tem trazido um benefício muito rápido, como foi o caso do Saúde Digital, do aplicativo Piauí Cidadão”, concluiu.
Deputado Dr. Vinícius
Por Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles