A Prefeitura de Fronteiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na sexta-feira, 27 de junho, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento reuniu autoridades, profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a população para discutir os avanços, desafios e propostas voltadas ao fortalecimento da política pública de assistência no município.
Veja AQUI mais imagens!
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência!”, a conferência foi marcada por um ambiente de diálogo democrático e engajamento popular. O principal objetivo foi avaliar a política de assistência social em Fronteiras e estabelecer diretrizes para o aprimoramento do SUAS em nível local.
A abertura contou com a composição da mesa de honra, formada pelo vice-prefeito Norberto Pereira; pela primeira-dama e secretária de Educação, Zildenia Ribeiro; pela secretária de Assistência Social, Eudiná Ribeiro; pela presidente do CMAS, Quedilania Batista da Silva; pelos secretários municipais de Cultura, Conceição Alves, e de Saúde, Antônio Neto; pelo conselheiro tutelar Gesiel Agripino; pela articuladora do Selo Unicef, Inácia Sousa; além de representantes das demais secretarias municipais.
A cerimônia seguiu com a execução do Hino Nacional e do Hino do Município, interpretado por Maria Lívia, criança atendida pelo Programa Criança Feliz. Em seguida, crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos conduziram uma apresentação cultural ao som da música “Carinho não pode ser segredo”.
Maria Lívia
O momento central da conferência foi a palestra magna conduzida pelo conferencista Anderson Sousa, que abordou os cinco eixos temáticos propostos para o debate. Após a palestra, foram apresentadas e aprovadas as propostas elaboradas durante a pré-conferência, realizadas com a participação dos usuários do SUAS na última semana.
Anderson Sousa, palestrante
Ao final do encontro, foram eleitos os delegados que representarão Fronteiras na Conferência Estadual de Assistência Social: Wesley Santos e Vitor Neto como delegados titulares, e Raquel Alves e Georgia Batista como suplentes.
Delegados e suplentes eleitos
A secretária de Assistência Social, Eudiná Ribeiro, agradeceu a participação de todos os participantes na Conferência, e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a população.
Eudiná Ribeiro, secretária de Assistência Social
Em um vídeo, o palestrante Anderson Sousa, falou sobre a importância da realização da Conferencia: