A edição Cangaço da Picos Pro Race, neste ano de 2025, promete surpreender os atletas que forem participar. A organização do evento divulgou detalhes do percurso que, este ano, passará por quatro municípios localizados na região sul do Piauí: Picos, São José do Piauí, Santana do Piauí e Dom Expedito Lopes.
Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, explicou que o objetivo foi envolver ainda mais os municípios da região na maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste. “A Picos Pro Race foi crescendo e, ao longo desses anos, sentimos a necessidade de abraçar outros municípios da região. A acolhida tem sido sempre muito positiva. As cidades se preparam para ver nossos atletas passarem. Tudo isso traz reflexos em várias áreas, desde o esporte, o turismo, a economia, com a movimentação do comércio ao redor, e a geração de emprego e renda”, defendeu.
Para a edição Cangaço, a organização preparou um percurso ainda mais desafiador, fazendo com que os atletas mergulhem no mundo do cangaço. “Teremos uma trilha bastante diferenciada, com muitos novos trechos, que remetem muito a cultura nordestina, ao sertão. A gente escolheu um cenário tipicamente sertanejo para reviver a batalha intensa entre cangaceiros e colonos”, explicou Márcio Filho, diretor-técnico da prova, destacando que o cenário da prova trará casas feitas com tijolos de adobe, muros de pedras, fornos de barro, entre outros.
Durante o percurso, os atletas irão se deparar com percursos que mesclam subidas, descidas, trechos mais técnicos, mas também singletrack e uma paisagem tipicamente sertaneja. “Dessa vez, a superação será em vencer as trilhas, superar o calor, as subidas e descidas. Essa será a tónica da Picos Pro Race desse ano”, completou Daniel Freitas.
Vale destacar que os atletas da Picos Pro Race irão se deparar com percursos diferenciados. Eles puderam escolher entre os percursos Classic, com apenas um dia de prova, ou percursos ultra, com dois dias de competições.
Nos percursos da Classic, os atletas puderam optar pelo percurso PRO, com 95km e 1400 metros de altimetria, o percurso Sport, com 55 km e 800 metros de altimetria, e ainda o percurso Light, com 18 km e 200 metros de altimetria. Já do percurso da Ultra, os atletas poderiam optar, na primeira etapa, pelos percursos Sport ou Pro, ambos com 65 km e 800 de altimetria. No segundo dia, o desafio ficaria por conta do percurso Sport, com 55 km e 800 metros de altimetria, ou ainda o percurso PRO, com 95 km e 1400 de altimetria.
A Picos Pro Race acontece entre os dias 04 e 06 de julho, em Picos, com largada e arena de prova no estacionamento do Piauí Shopping. Além das provas de mountain bike e corrida, o evento contará ainda com feira gastronômica, apresentações artísticas e culturais, exposição e comercialização de produtos esportivos e vários outros standes.
O encerramento será no domingo, 06 de julho, com o Festival Picos 40 Graus, que levará Biquini Cavadão ao palco. A Picos Pro Race tem o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Turismo.