A Prefeitura de Picos, por meio das Secretarias Municipais de Planejamento, Orçamento e Avaliação, e de Obras, em parceria com o Conselho Municipal das Cidades, realizou nesta sexta-feira (27) a 3ª Conferência Municipal das Cidades.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu representantes de entidades, profissionais, estudantes e cidadãos para discutir os principais desafios urbanos do município e propor soluções concretas para o desenvolvimento da cidade.
De acordo com Leila Martins, secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, a conferência é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades e tem como objetivo sensibilizar a sociedade picoense sobre a importância da política nacional de desenvolvimento urbano.
“Queremos contribuir com propostas para a atualização dessa política. Por isso, estamos debatendo temas fundamentais como mobilidade urbana, saneamento básico, moradia, sustentabilidade ambiental e segurança pública”, destacou Leila.
Palestras foram ministradas por representantes de instituições como o CREA, a Universidade Federal e a Caixa Econômica Federal, com foco técnico e formativo. Em seguida, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para debater os eixos temáticos:
Eixo 1: Saneamento, mobilidade urbana e moradia; Eixo 2: Gestão democrática da cidade, financiamento urbano e regularização fundiária; Eixo 3: Sustentabilidade ambiental, transformação digital e segurança pública.
Leila Martins reforçou a importância da participação popular no evento. “É a população quem vive os problemas da cidade no dia a dia. Por isso, queremos ouvir suas propostas e sugestões. O que for discutido aqui pode retornar em forma de políticas públicas, tanto em nível municipal quanto nacional”, pontua.
Por: Isael Pereira / Ascom