A Prefeitura de Dom Expedito Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu na tarde desta quinta-feira, 26 de junho, a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no Auditório da Escola Francisco Belo de Sousa e reuniu autoridades, profissionais da área, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja AQUI mais imagens!
Com o tema “Atenção Primária à Saúde como eixo estruturante do SUS: Participação, Qualidade e Acesso”, a conferência teve como objetivo avaliar a situação atual da saúde no município e propor melhorias nas políticas públicas voltadas para o setor. A iniciativa foi convocada pela Resolução nº 005/2025 do Conselho Municipal de Saúde.
O encontro foi marcado por um ambiente democrático de debate, reflexão e proposição, reforçando o papel das conferências como instrumentos fundamentais para o fortalecimento da saúde pública.
Após o credenciamento dos participantes, foi composta a mesa de honra com a presença do prefeito Abimael Lima; da primeira-dama Hélida Silva; da secretária de saúde, Ivete Lima; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeira Fabrícia Dantas; além dos vereadores Ramon Belo (presidente da Câmara), De Assis e Toinho de Quinca.
Autoridades participaram do evento
A abertura oficial contou com a execução dos hinos Nacional e Municipal pela Fanfarra de Dom Expedito Lopes (FANDEL). Em seguida, a advogada Sabrina Vieira, assessora jurídica da Secretaria de Saúde, conduziu a leitura e aprovação do Regimento Interno.
Entoação dos Hinos do Brasil e do Município
O ponto alto do evento foi a palestra magna ministrada pelo enfermeiro Átila Araújo, mestre em Saúde Coletiva e especialista em Gestão e Avaliação em Saúde. O palestrante abordou as diretrizes do SUS, a importância da participação social e estratégias para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.
Palestrante Átila Araújo
Na segunda parte da conferência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir e elaborar propostas voltadas às necessidades locais para os próximos quatro anos. As sugestões foram posteriormente apresentadas e aprovadas em plenária.
Trabalhos em grupos
Apresentação das propostas
Em entrevista a nossa reportagem, o prefeito Abimael Lima e a secretária municipal de saúde, Dona Ivete, como assim é conhecida, falou sobre a importância da Conferência:
No final, houve a entrega de certificados para os participantes da Conferência, e ainda, um momento de confraternização entre os profissionais de saúde, com direito a um Coffee Break e muito forró com Manelim do Acordeom.