Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Pavimentação de estrada vicinal gera discussão entre vereadores

Publicado em 15/01/2014
Por Jailson Dias
035a65fa1dd12d569e656c5f2fe4.jpg
035a65fa1dd12d569e656c5f2fe4.jpg
Vereadores divergem sobre obra de pavimentação/Jailson Dias

Na segunda sessão ordinária de 2014 da Câmara Municipal de Picos, a primeira com apreciação de projetos, realizada na quinta-feira, 13, os vereadores Raimundo Nunes Ibiapino, Renato (PSB), e o vice-presidente da Câmara, Toinho de Chicá (PMDB), discutiram sobre quem teria conseguido a obra de pavimentação da estrada que liga o povoado de Tabatinga, município de Picos, ao município de Santa Cruz do Piauí.

Em entrevista o vereador Renato contou uma longa história de luta para que a pavimentação dos trechos de Picos a Torrões, de Torrões a Tabatinga e, por fim, a Santa Cruz, tivesse início. Ele relatou que em 2009 pediu ao então vice-governador Wilson Martins (PSB) que fizesse a pavimentação dessas estradas, ouvindo como resposta que o faria quando assumisse o governo do estado. “Ele nos pediu que votasse nele que se ele ganhasse a eleição faria”, declarou.

Renato continua a história afirmando que em 12 de julho de 2012 foi a Ipiranga – o governador visitava aquela cidade na ocasião -, conversar mais uma vez com Wilson Martins, dessa vez, a resposta teria sido a realização da topografia, 15 dias depois, de toda a estrada de Picos a Santa Cruz do Piauí. “Nessa última vez que ele veio nós pedimos, tanto eu, quanto o ex-prefeito Gil Paraibano, que fizesse o asfalto a Santa Cruz e o prefeito Kleber Eulálio disse que não seria para agora, mas já foi lançado o edital que liga Tabatinga a Santa Cruz”, declarou.

 O vereador Toinho de Chicá afirmou que a realização dessa obra já foi prometida há muitas gestões passadas e durante a sua campanha para a Câmara Municipal de Picos, ele e o então candidato a prefeito, Kleber Eulálio, prometeram empenho, conseguindo concretizar essa a pavimentação da estrada junto ao governador Wilson Martins.

“Essa obra está em andamento, estamos fazendo a terraplanagem, e, com certeza, quem vai ganhar é povo da região. E foi o primeiro requerimento que botei aqui na Câmara, cobrei ao prefeito Kleber Eulálio e ele chamou seu irmão, o Severinho (Severo Eulálio Filho, coordenador do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí-DER), e ele autorizou a fazer a topografia”, explicou.

Toinho ainda provoca o colega de legislativo ao dizer que ele não conseguiu a realização dessa pavimentação, mas agora “quer aparecer”. Pesa para a divergência entre os dois vereadores o fato de as regiões de Torrões e Tabatinga serem colégios eleitorais importantes para ambos.

Comentários
Maria Antônia
19/02/2014 09:02:31
A realidade é que a disputa vem de longe. Quando o irmão do Toinho era vereador, o Chico de Chicá, sempre quis levar o mérito pelas obras realizados no povoado Torrões. Ele (Chico) foi vereador por muito tempo e nada fez pela região, a não ser pousar de bom amigo, com o velho tapinha nas costas e fazer promessas. O "progresso" só chegou na região de Torrões depois do empenho do vereador Renato, seja como liderança política, seja como vereador. Agora o colega vereador Toinho quer continuar o legado do irmão: levar fama em cima do trabalho alheio!