Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Palestra sobre o Observatório Social do Brasil reuniu sociedade picoense

Publicado em 12/01/2014
Por Marta Soares
763256dfedb1552f7c3e3c53d220.jpg
763256dfedb1552f7c3e3c53d220.jpg
Picos está sendo pioneira na criação de um Observatório Social no Estado do Piauí/Marta Soares


Foi realizado em Picos na última segunda-feira, dia 10, no auditório da Universidade Federal do Piauí uma palestra com a Comissão Organizadora do Observatório Social de Picos, composta por voluntários ligados a diversas entidades do município. Com o tema “Observatório Social e a qualidade na aplicação dos recursos públicos”, os palestrantes Ney Ribas e Roni Enara, respectivamente vice-presidente e Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil, falaram a respeito da entidade, seus objetos, modo de atuação, os exemplos dos benefícios alcançados pelas cidades que já implantaram, estima-se que a economia gerada, pelos Observatórios, só no ano de 2012 em 75 cidades ultrapassou R$ 300.000.000,00, o Brasil possui mais de 5.000 cidades.


 
Picos está sendo pioneira na criação de um Observatório Social no Estado do Piauí. Segundo o administrador Tiago Lopes Rêgo, um dos pilares do grupo a ser formado em Picos, foi através de diversas reuniões entre os maçons da loja Cavalheiros que nasceu a ideia de implantar em Picos uma frente de trabalho junto ao Observatório Social do Brasil.
 
Os “OS” – Observatórios Sociais – são organizados em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil, que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo suporte técnico. A Rede OSB está presente em mais de 75 cidades, em 14 Estados brasileiros. Sua sede fica em Curitiba – PR.
 
Durante a palestra foram apresentados vários exemplos de descaso com o dinheiro público Brasil a fora, e que com o monitoramento sistemático, obedecendo a uma metodologia padronizada e com conhecimento técnico pode reduzir o valor gasto pelos municípios em mais de 80%. Além do monitoramento da aplicação dos recursos públicos os Observatórios também fazem o monitoramento dos gastos e da produção legislativa e o programa educação fiscal para a cidadania.
 
O procurador da república, Alexandre Forte (na foto abaixo), acompanhou a palestra e disse que ações como esta engrandecem a democracia: “nós precisamos encarar a política no Brasil de forma mais positiva e iniciativas como esta precisam ser divulgadas”, disse ao Folha Atual.


 
Representando a OAB de Picos, o advogado e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado, Mark Neiva (foto abaixo), afirmou que esta associação vai auxiliar a sociedade a entender o que se passa dentro da administração pública e ensiná-la a como fiscalizar este trabalho.


 
O promotor de justiça, Marcelo Monteiro, falou com entusiasmo da importância que iniciativas como essa provocam na sociedade, que a comunidade tem que acordar e não esperar que os outros resolvam seus problemas, e que em Picos não será diferente das outras cidades e que o Ministério Público apoiará o Observatório Social de Picos. Relatou ainda a falta de estrutura e a sobrecarga de trabalho do Ministério Público Estadual, especialmente na 1° promotoria, que responde pelo direito difuso, além de mais 8 cidades que compõe a comarca. A promotora Fernanda Vieira, que assumiu recentemente a 1° promotoria, também manifestou apoio ao projeto.

Representando o Conselho Federal de Contabilidade, o delegado em Picos, Sérgio Batista, afirmou que o conselho de Contabilidade apoia o Observatório Social de Picos, e que dará o apoio que for necessário.

A Controladoria Geral da União enviou duas auditoras para acompanhar a palestra e manifestar o apoio ao primeiro Observatório Social do Piauí, a auditora Conceição falou que os observatórios são ferramentas importantes do exercício da cidadania, e que trabalham em consonância com a CGU.

Ao final da palestra, que contou com a presença de mais de cem pessoas, entre médicos, advogados, contadores, professores, psicólogos, empresários, estudantes, além das autoridades constituídas, muitos manifestaram o apoio e o interesse de participar ativamente dos trabalhos do Observatório Social de Picos. Todos os cidadãos de bem e de bons costumes são convidados a participar deste instrumento da cidadania. Mais informações www.osbrasil.org.br.

 

Comentários