Por Joé Maria Barros
O deputado Nerinho reuniu na noite desta sexta-feira, 23de maio, os coordenadores da romaria às cidades-santuário de Juazeiro do Norte e Canindé para tratar sobre a peregrinação deste ano.
A reunião foi realizada na residência da mãe do deputado Nerinho e, na oportunidade, além de tratar sobre o Ano Jubilar da Romaria, foi discutido como será a questão dos horários de saída dos romeiros e a programação do dia 30 de outubro.
Foi discutida ainda a programação da missa que será na Gruta, às 9 horas da manhã para todos os romeiros, onde os coordenadores serão chamados para foto junto ao celebrante.
Na reunião, foi falado também sobre o projeto das camisetas, bem como a forma de pagamento e prazos.
Segundo Julinho, um dos coordenadores da romaria, agora em 2025 completa 50 anos de peregrinação a Juazeiro do Norte e Canindé e, nesta sexta-feira aconteceu à primeira reunião para tratar sobre a programação do Jubileu.
Segundo ele, haverá recepção aos romeiros tanto em Canindé como em Juazeiro do Norte, oportunidade em que o ex-prefeito José Néri de Sousa e o deputado Nerinho receberão uma comenda por esse marco.
Tradição
Idealizada pelo então comerciante cearense José Néri de Sousa, depois prefeito de Picos por três mandatos, a romaria atualmente é comandada pelo deputado Nerinho (PT). Desde pequeno ele acompanhava o pai nas viagens a Canindé e a Juazeiro do Norte e de uns anos para cá assumiu a organização.
Até 2013 os romeiros viajavam em caminhões paus-de-arara. Porém, desde 2014, por imposição do DNIT e da Polícia Rodoviária Federal, o transporte das pessoas é feito em ônibus. Para o deputado Nerinho, a mudança não alterou em nada o sentido da romaria, pois, o mais importante é a fé e a devoção que une essas pessoas em torno de um mesmo pensamento: o de agradecimento.
Anteriormente, eram realizadas duas romarias todos os anos. No início de outubro para Canindé e em novembro para Juazeiro do Norte. No entanto, de uns tempos para cá acontece apenas uma romaria com esse novo roteiro. Primeiro para Canindé e depois Juazeiro do Norte.